“Todo cuidado é Porto” é muito mais do que o nosso mote. No dia a dia da Companhia, o cuidado se materializa em muitas ações. Duas delas, as rodas sobre neurodiversidade e a SIPAT, realizadas entre os meses de junho e julho, trouxeram muitas experiências de acolhimento, saúde e cuidado integral. Bora saber mais?
Troca e acolhimento em roda
As rodas de conversa acontecem mensalmente na Porto, com o objetivo de trazer um espaço seguro de troca e de acolhimento, além de reforçar o apoio que os pilares do Programa de Saúde Integral oferecem.
Carolina Neves, colaboradora do Serviço Social, coloca que as rodas relacionam-se com nosso novo mote ao estabelecer que o cuidado deve ser integral, abordando os aspectos físicos, mentais e financeiros, e também se conectando à ideia de cuidar de quem cuida. “Não basta se preocupar com o acompanhamento de seus(suas) dependentes e esquecer de sua própria saúde mental”, argumenta.
Os encontros on-line acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês, às 16h. Para se inscrever, basta ficar de olho na Portonet, alguns dias antes de sua realização. As rodas são abertas a todos(as) os(as) colaboradores(as). Carolina lembra que pode participar tanto quem está diretamente impactado(a) pelo tema da roda, como quem se interessa por ele. “Afinal, conhecimento compartilhado é ótimo”, registra.
“Sempre procuramos trazer um(a) especialista para mediação e uma apresentação do tema. Já tivemos bate-papos sobre Espectro Autista, TDAH, Saúde Mental, Diretrizes de Reembolso do Porto Saúde, entre outros”, enumera.
Ao final de cada roda, é aberta uma sessão de perguntas e trocas. “Nossos(as) colaboradores(as) sempre fazem participações incríveis e percebo a criação de uma rede de apoio entre eles(as)”, finaliza Carolina.
Pedro Barros, colaborador da Expedição – Matriz, é participante assíduo das rodas de conversa. No depoimento a seguir, ele conta um pouco mais sobre a experiência:
“Já participei de três rodas de conversa organizadas pela Porto. Tenho um filho que está em fase de diagnóstico de TEA e precisei de ajuda para questões relacionadas a ele. Entrei em contato com o Serviço Social e soube das rodas. Percebi uma oportunidade de entender mais sobre o tema e ver que não estava sozinho. Quem passa por uma situação como a que vivo costuma se sentir um pouco impotente, são muitos exames, terapias e informações novas. Ao mesmo tempo em que trocamos experiências e desabafamos, há sempre um profissional para tirar dúvidas. Cada roda é diferente, mas todas são muito ricas. Se troca muito e se aprende muito também. O que mais me impacta positivamente é a formação de uma rede de apoio com pessoas que vivem experiências parecidas. Temos um grupo de WhatsApp em que as pessoas se ajudam muito. Esse apoio é muito importante. Tem sido excelente participar. Sinto que tem me ajudado e ao meu filho também.”
Sobre ser cada vez mais um porto seguro
A SIPAT aconteceu entre os dias 19 e 23 de junho, trazendo temas como hábitos saudáveis, sustentabilidade, diversidade, saúde mental e ergonomia. As palestras foram transmitidas ao vivo e on-line, e também contaram com vídeos gravados para que pudessem abranger todos(as) os(as) colaboradores(as).
Segundo os Engenheiros de Segurança do Trabalho da Porto, Danielle Santos e Wilson Marin, a SIPAT está totalmente conectada a essa essência de cuidado. “Através das palestras, reforçamos que na Porto pode se viver de forma integral e com bem-estar, em uma empresa que valoriza cada conexão e cada pessoa do jeito que ela é”, afirmam.
Um dos temas de destaque da Semana foi a questão da ergonomia, ressaltando a importância de manter hábitos saudáveis no trabalho.
E vamos de dicas para manter a saúde e o bem-estar?