Enxergar a saúde de forma integral é um pressuposto muito importante para a Porto Seguro. Não à toa, o Programa de Saúde Integral (PSI), oferecido aos(às) colaboradores(as) e suas famílias, trabalha em três pilares: saúde física, saúde mental e saúde financeira. Afinal, se um desses pontos está desequilibrado, é bem possível que os outros dois também sejam afetados.
Ser cada vez mais um porto seguro
Carolina Neves, colaboradora da Diretoria de Pessoas e Sustentabilidade, acredita que, em 2022, o PSI trabalhará para proporcionar mais acesso e conhecimento por parte dos(as) colaboradores(as) a tudo que o Programa já tem a oferecer.
“Muitas vezes as pessoas não sabem por onde começar. Querem adotar um estilo de vida mais saudável, perder peso e organizar as finanças. Isso acaba as deixando ansiosas, impactando o lado emocional. Estamos pensando em como ajudar a trilhar esse caminho dentro do programa, a implantar mudanças aos poucos, porque ninguém consegue transformar tudo de uma hora para a outra”, pondera Carolina.
A prevenção também é um aspecto fundamental para o PSI. Ou seja, é sempre melhor não esperar a peteca cair para pedir ajuda. E isso vale para todos os aspectos da vida. Carolina ressalta que, muitas vezes, esperamos que algo extremo aconteça para correr atrás de novos hábitos. “Precisamos entender que está tudo bem precisar de ajuda”, completa.
Tudo para você ficar bem!
Nessa linha, a Porto tem uma série de programas que são parte do PSI e podem dar aquela força nos momentos mais difíceis. Um deles é o Fique Bem, que oferece suporte psicológico 24 horas. “O(a) colaborador(a) pode entrar em contato, mas também podemos pedir para que o atendimento tome a iniciativa ao saber que determinada pessoa pode estar precisando”, explica Carolina.
Há também o Atendimento do Serviço Social, que apoia os(as) colaboradores(as) em diversas questões, o atendimento psicológico do Espaço Saúde e o Programa de Gerenciamento de Stress, cujo agendamento acontece via Portonet. Já o Programa de Saúde Emocional oferece um canal telefônico de suporte emocional aos(às) segurados(as). Isso, sem contar as rodas de conversa, sobre as quais o Nosso Porto já falou aqui.
No pilar de Saúde Física, o Alô Saúde, 0800 do Seguro Saúde, não deixa ninguém na mão com o serviço de teleconsulta. Assim, o(a) colaborador(a) evita sair de casa para buscar atendimento médico presencial sem necessidade. Contamos tudo sobre ele aqui.
Vamos juntos(as)?
Tudo isso vai de encontro à essência de ser cada vez mais um porto seguro para todos(as). Afinal, como ressalta Carolina, questões de saúde física, mental ou financeira não impactam somente o indivíduo, mas todos(as) que estão ao seu redor. “Queremos cuidar dos(as) colaboradores(as) para que eles(as) possam cuidar de suas famílias com equilíbrio e segurança.”
Você já deu uma olhada na página do PSI na Portonet? Lá tem tudo isso que falamos e muito mais. “Queremos que os(as) colaboradores(as) saibam que as portas estão abertas e se sintam confiantes para acessar o Programa. E, caso tenham alguma dúvida, nosso e-mail é programa.saudeintegral@portoseguro.com.br“, finaliza Carolina.
Você conhece a PortoPrev?
A PortoPrev é um plano de previdência exclusivo para colaboradores(as) da Porto Seguro, mas que também contempla ex-colaboradores(as) como participantes, caso eles(as) assim desejarem. Mas o grande diferencial da PortoPrev é o aporte de 100% em cima da contribuição, de acordo com a sua faixa salarial e com percentual escolhido, limitado conforme tabela de contribuição do Plano.
Willian Dutra, coordenador de Previdência Fechada e responsável pelo pilar de Saúde Financeira do PSI, explica: “vamos supor que você contribua com R$200 mensais na PortoPrev. A Porto, no mesmo momento, contribuirá com mais R$200 para você. Ou seja, é como se você estivesse ganhando 100% de rentabilidade no momento da sua aplicação. Onde no mercado financeiro você encontra isso?”, anima-se.
Mas não se trata somente de um plano de investimentos. Afinal, pensar na aposentadoria é cada vez mais uma necessidade. “No Brasil, 69% da população da terceira idade vive com menos de dois salários mínimos”, coloca Willian. Pensar em como manter o padrão de vida e a tranquilidade quando chegar a hora de descansar é imperativo.