Saúde Integral com tudo em 2024!

Adotar hábitos mais saudáveis é a tônica para este ano.

Os primeiros meses do ano são como uma página em branco, repleta de oportunidades para escrevermos aquilo que gostaríamos de fazer ou alcançar, nossas metas e objetivos para os próximos meses. Muitas dessas metas envolvem mudanças de hábitos, e sabemos que nem sempre é fácil realizá-las, sobretudo se essas mudanças nos parecem abruptas e representam alterações importantes no estilo de vida.

E é sobre mudança de hábitos que o Saúde Integral vai falar em 2024. Para saber mais, o Nosso Porto conversou com Andreia Oliveira, da Diretoria de Gente e Cultura.

Desafios para 2024

Andreia Oliveira, colaboradora da Diretoria de Gente e Cultura (arquivo). #PraTodosVerem: Andreia é uma mulher branca, de cabelos na altura dos ombros, vestindo uma blusa verde com detalhes brancos.

Andreia conta que ao longo do ano passado, ela e sua equipe perceberam que muitas das questões trazidas pelos(as) colaboradores(as) eram comportamentais, ou seja, demandam mudanças de comportamento para serem solucionadas. 

Para começar a abordar essa questão, o time do Saúde Integral resolveu lançar um desafio. 

“Soltamos várias pílulas perguntando o que as pessoas tinham feito de bom para si mesmas, qual novo hábito saudável tinham adotado, qual hobby retomaram, e por aí vai”, detalha Andreia.

“As respostas foram muito interessantes. Algumas delas diziam ‘fui andar de bicicleta’, ‘voltei a andar de patins’, ‘elogiei um colega de trabalho’, ‘visitei uma atração turística na cidade em que moro’, ‘cozinhei para uma pessoa que gosto’, ‘reduzi meu tempo de tela’ e ‘aumentei o consumo de alimentos saudáveis’”, lembra Andreia. 

Mudança de hábitos

Neste ano, o tema da mudança de hábitos vem com tudo. Para isso, além das tradicionais palestras e rodas de conversa, o  Saúde Integral vai apostar em pílulas e pequenos desafios que ajudem a adotar novas práticas aos poucos. 


Andreia explica que mudar hábitos é um processo que exige disciplina e constância, e por isso não pode ser abrupto. “As mudanças precisam ser sutis e acontecer aos poucos, senão fica difícil de concretizar”, aponta.  

As ações serão divulgadas por meio de campanhas, e-mails e na nova página na Portonet. “Para participar, é só ficar de olho nos nossos canais de comunicação”, reforça Andreia, que deixa um convite a todos(as) os(as) colaboradores(as): 

“Em 2024, convidamos a navegar na jornada da Saúde Integral. Cada escolha saudável é um passo na direção certa. Cultive o bem-estar, cuide de si mesmo(a) e inspire os(as) outros(as) a fazer o mesmo. Juntos(as) nós vamos fazer a diferença, cuidando do corpo, da mente e do bolso. 

Vamos juntos(as)!

E se você está pensando em adotar uma atividade física para chamar de sua em 2024, só venha! Afinal, a Porto dá aquela mãozinha com suas iniciativas, como os grupos de corrida e a quadra de esportes de areia, sobre a qual já falamos aqui.

Tem gente que já entrou nessa vibe e compartilhou um pouco da sua experiência conosco. Bora conferir? 

“Comecei a participar das corridas assim que eu vi a primeira na Portonet. Eu já praticava o esporte, que iniciei durante a pandemia. Não consigo mais imaginar minha vida sem um esporte, não apenas para a saúde física, mas também para o meu bem-estar mental. A iniciativa da Porto de nos convidar para as corridas ajuda muito a me manter motivada e continuar treinando. A organização e o suporte oferecidos, como a entrega do kit e as barracas de apoio, facilitam muito a preparação. Outro ponto positivo é correr ao lado dos(as) colegas de trabalho e conhecer pessoas de diferentes áreas da Porto, todas compartilhando a mesma paixão pela corrida. É uma experiência simplesmente incrível, que sempre deixa meus domingos mais alegres.”
Yasmim Bittar é colaboradora da Porto Bank e está na Companhia há quatro anos.
#PraTodosVerem: Yasmin é uma mulher branca, cis e bissexual. Tem olhos verdes e cabelos castanhos. Na foto, ela veste uma camiseta vermelha, shorts cinza escuro, tênis e meias azuis turquesa.
“Minha primeira corrida foi no dia 25/06/2023, no Circuito das Estações. Nunca havia praticado o esporte, iniciei a partir dos anúncios das corridas na Portonet. É uma experiência encantadora ver a empolgação das pessoas antes da corrida, todos(as) com o mesmo objetivo, que é completar o circuito. Desde que comecei, percebi que a mudança de humor é instantânea, a sensação de leveza e a disposição no dia a dia também melhoraram nitidamente.”
Antonio Sacomano trabalha na Expedição há 10 anos.
#PraTodosVerem: Antonio é um homem cisgênero, branco, de aproximadamente 1,80 de altura. Está usando uma camisa branca e bermuda preta.
“Em setembro de 2023, um grupo de colaboradores(as) da Diretoria combinou de ir para a quadra de areia para se divertir, e assim começamos. Eu estava há bastante tempo parada e este grupo me animou. Hoje, além do beach tennis, voltei a fazer pilates. Para mim, o beach é um esporte inclusivo. Para praticá-lo, você não precisa ser atleta. Além de ser agregador e podermos jogar em família, todos(as) são bem-vindos(as). É quase um estilo de vida, pois minhas filhas são praticantes e eu estou sempre indo aos torneios assistir. O clima é muito bom, é leve, as pessoas alegres, descontraídas e sempre aumentamos nosso grupo de amigos(as). Quanto aos benefícios são imensuráveis, pois além de trabalhar o físico, a parte mental é muito importante para que possamos aprender a técnica, o foco e a coordenação. E o melhor é que nos divertimos muito e sempre queremos mais.”
Margarete Rocha é consultora na Diretoria de Gente e Cultura e está na Porto há 15 anos.
#PraTodosVerem: Margarete é uma mulher branca, de 1,53 de altura, cabelos curtos e pretos, olhos castanhos. Na foto, ela está de camiseta verde e calça cinza.
“Comecei a correr em março de 2023, por meio do incentivo da Porto. Desde que ingressei no programa, minha experiência tem sido extremamente positiva. Além dos óbvios benefícios para a saúde física, como aumento da resistência e melhora cardiovascular, também percebi um impacto em minha saúde mental, reduzindo o estresse. Além disso, minha equipe criou o hábito de correr em conjunto, criando um ambiente de apoio e motivação, fazendo com que eu me sentisse mais conectado com meus(minhas) colegas. Para esse ano, criei metas de aumentar a distância e a passada, investi em equipamentos para melhorar a performance e adotei na minha rotina a corrida como um hobby que impacta positivamente minha vida pessoal e profissional.”
Yann Reis é trainee de Negócios Digitais e está na Porto há aproximadamente um ano.
#PraTodosVerem: Yann é um homem branco, de 27 anos, que está acenando positivamente para a câmera enquanto participa de uma corrida de rua, vestindo uma camisa verde.
“Começamos a participar das atividades na quadra logo no início, em setembro de 2023. A Alessandra Kametani e o Rogerio Brito influenciaram muito o início das atividades com o time da Produção. Pratiquei esportes durante muitos anos, mas há um bom tempo eu estava parada e a quadra da Porto foi uma oportunidade para voltar a jogar. Durante alguns meses, conseguimos manter um bom ritmo, jogando semanalmente. A atividade em quadra gera uma integração diferente do escritório com competitividade, parceria e muita brincadeira. Saímos do jogo cansados(as) fisicamente e mentalmente revigorados(as)."
Mariane Belluzzo está há dez anos na Porto, há nove atuando na Produção Comercial.
#PraTodosVerem: Mariane é uma mulher de cabelos loiros. Na foto, ela veste uma camiseta preta e um shorts bege.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores