Saúde é o que interessa…

Circuito de Saúde Integral impulsiona cuidado em três pilares.

Se você tem mais de 30 e poucos anos, vai lembrar desse bordão. E, se não tem, já deve ter ouvido algum familiar estufar o peito e declarar que “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa (iê-ié)”. A frase é engraçada – tanto que fazia parte de um programa de humor – e muito verdadeira. Afinal, se não estamos com a saúde em dia, todo o resto fica comprometido.

E sabemos que a Porto não enxerga a saúde apenas em seus aspectos físicos, não é mesmo? O Nosso Porto fala periodicamente do Programa de Saúde Integral e de como essa abordagem holística do ser humano leva em conta outros aspectos para tratar da saúde, como o emocional e até a questão financeira. 

Foi com essa perspectiva que o time do Programa de Saúde Integral construiu, com muito carinho, o Circuito de Saúde Integral, uma ação que, em três dias, contou com a participação de 744 colaboradores e colaboradoras. 

Para saber um pouco mais sobre a atividade, batemos um papo com Carolina Neves, uma das responsáveis pela organização do Circuito. Ela conta que a atividade foi pensada em cada detalhe, com o objetivo de cuidar da saúde integral sem impactar na rotina do(a) colaborador(a), incentivando o cuidado nos três pilares de saúde: mental, física e financeira. 

Integrando cuidados

O evento, que aconteceu na Matriz e na unidade da Barra Funda, no mês de novembro, integrou iniciativas como aferição de pressão arterial, teste de bioimpedância, orientação nutricional, avaliação bucal e a união de laços (Outubro Rosa e Novembro Azul), com espaços para a conscientização sobre câncer de mama e câncer de próstata. 

Carolina Neves (segunda, à esq.) e o time responsável pelo Circuito de Saúde Integral (arquivo Porto).

O time da PortoPrev e do Conquista uniram forças para falar sobre finanças e investimentos tanto de curto prazo quanto de longo prazo para realizarmos os nossos sonhos.

A van do Cabelegria – ONG que recebe doações de cabelos e os transformam em perucas, com o objetivo de doar para mulheres e crianças diagnosticadas com doenças que causam a queda dos fios –  participou do Circuito, e esteve na Matriz no dia 25/11. 

Foram contabilizados 37 cortes e 12 doações de cabelo para o banco de perucas. “Também tivemos 153 adesões ao Seguro Odontológico da Porto Saúde, com isenção de carências neste período para colaboradores(as)”, comemora Carolina.

Outubro Rosa e Novembro Azul 

Vale destacar que as atividades do Novembro Azul, campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, rolaram em paralelo ao Circuito. Para estimular a realização de exames preventivos, Carolina conta que a isenção de carência para os exames de PSA e ultrassom de próstata seguiu até o dia 30/11. No mesmo período, também houve isenção de carência para os exames de mamografia e ultrassom de mamas, reforçando os objetivos do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher. 

2023 tá aí!

E o Programa de Saúde Integral não para, não é mesmo? Carolina reforça que vem novidade por aí, principalmente no pilar de Saúde Financeira. Para saber de tudo, é só ficar de olho na Portonet e nas TVs. 

Bora cuidar ainda mais da saúde de forma integral no ano que está chegando?

Com a palavra, quem participou do Circuito de Saúde Integral

Débora Gonçalves, colaboradora dos Núcleos Serviço Auto e Auto Premium, e Paloma Asevedo, colaboradora do Núcleo de Atendimento de Recursos Humanos, participaram das atividades do Circuito. Vejam só o que elas têm a dizer:

Débora Gonçalves, colaboradora dos Núcleos Serviço Auto e Auto Premium (arquivo pessoal).

“O Circuito de Saúde Integral envolveu uma equipe multiprofissional composta por profissionais das áreas de enfermagem, odontologia e outras. O Circuito veio para somar às ações já realizadas pela Porto. Achei uma atividade bem interessante. O que mais me chamou a atenção foi a Portoprev, entidade fechada de previdência complementar. Gostei tanto que aderi! Espero que o Circuito de Saúde Integral se repita no futuro”.

Paloma Asevedo, colaboradora do Núcleo de Atendimento de Recursos Humanos (arquivo pessoal).

 

“Gostei de participar dessa iniciativa da Porto. Tive a oportunidade de saber mais sobre o Conquista, ter orientações nutricionais, e fazer o exame de bioimpedância. É muito bom saber que temos ações que ajudam a cuidar da nossa saúde. Foi um momento bom para aprender ainda mais a me cuidar, além de ter me sentido acolhida pelos participantes”.

 

 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores