As delícias de ganhar experiência

Aprendizados, perdas e conquistas recheiam histórias de colegas da Porto.

A grande delícia do processo de amadurecimento é, sem dúvida, o ganho de experiência para enfrentar com mais sabedoria e menos ansiedade as etapas da vida. 

Para ilustrar essa ideia, pedimos a contribuição dos colaboradores, que compartilharam relatos pessoais muito significativos com o Nosso Porto. Leia a seguir e se inspire.

“Com o passar dos anos, muitas das nossas ansiedades da juventude são "trocadas" por experiências mais sólidas, com prudência e sabedoria. A partir da experiência da maternidade, passei a não sacrificar projetos de longo prazo por coisas momentâneas. Passei também a apreciar coisas simples, como uma boa mesa posta, e compartilhar momentos com música e filmes em casa”.
Daniela Terezinha Almeida - colaboradora da área de Sinistro Automóvel.
˝Entrei na Porto ainda na faculdade, cheia de energia e razões absolutas e, mesmo querendo acertar, errei muito. Continuo cheia de energia, porém a canalizo para o que requer esforço. Há situações que estão no nosso controle, e outras que não estão. Continuo aprendendo com a minha mãe. Aos 80 anos, ela não tem o mesmo vigor, não é mais autônoma. Nossos papéis se inverteram e temos de cuidar dela. Ela me ensina que as coisas não acontecem do meu jeito, no meu tempo, que existem coisas importantes e outras que não merecem tanta preocupação. E, acima de tudo, ela me ensina a ser grata”.
Asenate Souza - colaboradora da área de Aceitação Vida e Previdência Individual.
“Há 6 anos, o meu sonho foi entrar na Porto Seguro. Via os carros e guinchos da Porto e profetizava: um dia trabalharei aí. Com 38 anos, realizei meu sonho. Quando completei 41 anos, resolvi encarar um novo desafio e fazer faculdade a distância. Hoje, sou formada em Gestão de Recursos Humanos, graças à Porto Seguro e à minha vontade de ser melhor em tudo que faço. Aprendi com o tempo a amar minha experiência e a viver todos os momentos de cada uma das fases da vida”.
Sheila Cristina Teixeira de Castro - colaboradora da área de Cobrança.
“Aprendo com meu pai, que é idoso, a ser mais tolerante, a observar os detalhes, a não me importar com coisas que me deixam triste e a enxergar a vida de uma forma mais leve. Dar valor à minha família, aos meus amigos e a colegas de trabalho. Ter um olhar gentil com a natureza, sentir prazer ao fazer meu trabalho com alegria, e amor ao preparar uma refeição com carinho para as pessoas que amo”.
Eliana Maria de Oliveira - gerente comercial.
“O que deixou minha vida mais interessante em muitos sentidos foi ter me tornado mãe. Meu filho tem cinco anos e, desde que ele nasceu, eu me vejo muito mais decidida, segura e disposta a aproveitar cada momento que a vida tem a oferecer. Essa experiência, na minha opinião, contribuiu muito para eu desenvolver coragem e leveza em algumas áreas da minha vida, inclusive no campo profissional”.
Juliana Vieira Casado - colaboradora da Gestão Operacional Vida.
“Em 2018, passei por um dilema. Ganhava bem, mas não estava feliz no meu trabalho. Foi então que me permiti mudar não só de empresa como de área. Saí da Publicidade e entrei na Central Financeira da Porto Seguro. Com um ano de empresa, eu consegui uma promoção e fui para o Financeiro. Hoje, eu posso dizer que estou realizada profissionalmente. Quero continuar me desenvolvendo, pois nunca paramos, mas estou feliz comigo mesma. Aprendi com essa experiência a me arriscar sem medo. Se não nos permitirmos, nunca saberemos aonde podemos chegar”.
Camila Moura - colaboradora do Financeiro - Contas a Receber.
“Entrei na Porto como terceirizado em 2016. Fiquei encantado com o acolhimento e com os projetos internos de desenvolvimento. Troquei bastante com minha atual sênior, Tais Alves, que me aconselhou sobre meus objetivos de vida e sobre minhas metas pessoais e profissionais. Essas conversas foram extremamente necessárias para eu entender aonde queria chegar. Foquei em meus objetivos e, pouco tempo depois, fui efetivado. Tenho certeza de que isso foi fruto de ouvir os mais experientes e agir”.
Nilson Júnior - colaborador da área de Segurança Corporativa.
“Minha vida sempre foi difícil, mas para mim nada é impossível. Cada dia traz um aprendizado, uma nova oportunidade de passar adiante o que aprendemos. Aprender a compartilhar é gratificante. Hoje, sou uma pessoa mais experiente na vida profissional e pessoal, aprendi a ouvir mais e falar menos, e posso transmitir a várias pessoas meus conhecimentos”.
Tiago Melo Andrade - colaborador da área Comercial.
“Minhas vidas financeira, amorosa e profissional melhoraram, e muito. Perdi minha mãe aos sete meses para o câncer e, ao longo da vida, tive muitas ˝mães˝, de colegas de escola, amigas mais velhas no trabalho... Sempre tive facilidade em fazer amizade com pessoas mais maduras, e elas me ensinaram muitas coisas sobre valor, respeito, amizade e família”.
Raissa Rebouças de Souza - operadora de atendimento de Consórcio.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Conheça as novas ações que compõem o Programa de Saúde Integral
Você também faz parte da nossa família Porto. Além do novo benefício para você, familiar, venha saber de mais novidades!
Neste momento, tudo o que nos fizer bem está valendo.