Há alguns anos, cuidar da saúde era o mesmo que marcar um check-up, visitar médicos e fazer exames que buscassem qualquer traço de problemas.
Mas, hoje, saúde ganhou significados ainda mais amplos. Entendemos com mais clareza que um organismo saudável não depende apenas da ausência de doenças do corpo, mas de um conjunto equilibrado que leve em conta fatores como bem-estar emocional, alimentação, sono, atividades físicas regulares e, por que não, estabilidade financeira.
Tudo está ligado. Por exemplo, é muito difícil afastar a ansiedade e o estresse, fatores que comprometem nossa saúde, com as finanças desequilibradas e sem perspectivas de organização.
Essa visão holística da saúde, que busca um entendimento integral e aprofundado dos indivíduos para que seja possível alcançar um equilíbrio entre corpo e mente, é a base do Programa de Saúde Integral, uma iniciativa voltada para os colaboradores da Porto que tem tudo a ver com o começo de um novo ano.
A partir de pilares que levam em conta saúde física, emocional e financeira, o Programa tem como objetivo orientar e apoiar quem deseja aproveitar o início de um novo ciclo para praticar atividades físicas, transformar hábitos, fortalecer a saúde emocional ou colocar as economias em ordem.
O tripé do bem-estar
Claudia Moreno, colaboradora da área de Responsabilidade Social e Ambiental da Porto, foi uma das participantes do piloto do Programa de Saúde Integral. Para ela, foi uma chance de potencializar suas práticas de autocuidado e desenvolvimento pessoal. ˝Sempre valorizei o equilíbrio mental, financeiro e físico, então logo me interessei em saber como o programa poderia ampliar meu conhecimento. Foi também uma oportunidade de incentivar a minha equipe, compartilhando o conteúdo oferecido˝, coloca.
Ela participou ativamente do pilar de saúde financeira. ˝Tenho aperfeiçoado minha educação financeira há alguns anos. Fui classificada como investidora no processo de diagnóstico e convidada para uma sessão de consultoria de planejamento on-line. Achei excelente. Apresentei meu plano de investimentos e a consultora fez contribuições para potencializar os ganhos. Foi um presente para mim˝, declara.
Para Claudia, dois aspectos do Programa chamaram atenção. O primeiro deles foi a abordagem da saúde de maneira sistêmica – corpo, mente e recursos. O segundo foi a sutileza de considerar o meio ambiente nas práticas de consumo. ˝Ao longo do programa, tivemos pílulas de consumo consciente que consideram nossa interdependência com o planeta e os recursos naturais finitos que ele oferece˝, completa.