Brechó Social é cuidado com a comunidade

Ação aconteceu em maio e vendeu mais de 3 mil peças.

Entre os dias 27 e 28 de maio, a Porto realizou mais uma ação voltada para a comunidade de Campos Elísios, bairro de São Paulo onde está a nossa Matriz. Foi a 8° edição do Brechó Social, que reuniu 395 clientes, entre pessoas atendidas pelo Instituto Porto, alunos(as) e seus(suas) familiares.

Andreia Alcantara, da área de Sustentabilidade do Instituto Porto (arquivo pessoal). #PraTodosVerem: Andreia é uma mulher branca, cabelos lisos e claros até um pouco abaixo dos ombros. Ela está sentada, sorrindo com uma das mãos apoiando o queixo. Ela usa uma camisa preta, sem mangas.

Segundo Andreia Alcantara, colaboradora da área de Sustentabilidade do Instituto Porto, o objetivo do Brechó é oferecer roupas, sapatos e acessórios de qualidade em ótimo estado, a preços acessíveis, para os(as) moradores(as) do entorno da Porto.

Em 2023, foram 8.603 peças triadas e 6 mil peças com potencial de venda direcionadas para o Brechó. As mais de 3 mil peças vendidas foram comercializadas por valores de R$ 5,00 a R$ 20,00. 

Economia e solidariedade que circulam

Andreia conta que o processo de organização do Brechó começou com a triagem dos itens doados por colaboradores(as) da Porto nos três pontos da Estação Consumo Consciente (Torre B, Guaianazes e Barra Funda).

Em seguida, os itens coletados nas caixas foram levados ao auditório do Instituto Porto, onde foi realizada uma separação prévia do que seria doado e vendido, segundo Andreia.

Time de voluntários(as) do Brechó (arquivo). #PraTodosVerem: a imagem apresenta um grande grupo de pessoas, algumas com braços erguidos, celebrando, sorrindo, felizes. Na frente da imagem tem uma mesa com vários itens do brechó.

Parte das peças doadas foram distribuídas entre as instituições parceiras do Instituto. “Já as peças de mais qualidade foram separadas para venda nessa grande loja montada no auditório do subsolo da Torre B, por valores de no máximo R$20,00, que somente a comunidade pode comprar”, explica Andreia. 

“É uma oportunidade para as pessoas adquirirem peças novas ou com pouco uso. A verba arrecadada vai para o Instituto Porto, mais especificamente para a ampliação do projeto Ação Educa, que atende mais de 200 crianças. Os valores são revertidos para as ações socioassistenciais e custeiam atendimento psicológico, mutirões e cestas básicas”, completa. Vale destacar que o brechó não impede a continuidade das doações. Afinal, mais de 50% das peças arrecadadas foram doadas.

Cooperação e mão na massa

Mais de 90 colaboradores(as) voluntários(as) ajudaram na triagem das peças, separaram e fizeram rodízios de trabalho nos dias do evento, em tarefas que envolveram administração do caixa, contagem das roupas, verificação de valores, pacotes, atendimento, reposição e montagem.

Verônica Rodriguez (à esq.) e sua colega da área de TI, Elisangela Augusto (arquivo pessoal). #PraTodosVerem: Verônica é uma mulher branca, cabelos castanhos e presos. Ela usa óculos, está sorrindo, com uma camiseta branca e cordão azul no pescoço. Elisangela é uma mulher branca, cabelos castanhos e lisos até o ombro. Está sorrindo com uma camiseta branca e cordão azul no pescoço.

Andreia destaca a força de cooperação e o trabalho que envolvem o Brechó e agregam valor ao instituto. “O mais bacana é disponibilizar peças de qualidade para pessoas de baixa renda. É uma questão de oferecer uma escolha para as pessoas, que podem provar as peças, verificar o tamanho e realizar a compra. E a renda ainda é revertida para a própria comunidade”, finaliza Andreia. 

Dignidade e resultados

Verônica Rodriguez, da área de TI Saúde, foi uma das voluntárias que participaram do Brechó esse ano. Ela já havia trabalhado em outras edições e também em ações do Instituto Porto.

“Este ano foi muito especial, a primeira vez que foram dois dias seguidos. O Brechó não acontecia desde 2020 e ver as pessoas comprando as peças é emocionante. Além de oferecer dignidade para os(as) clientes, saber que atingimos o resultado é maravilhoso!”, declara. 

Renato Sirqueira, da Porto Seguro Consórcio (arquivo pessoal). #PraTodosVerem: Renato é um homem branco, cabelos, barba e bigode castanhos, usa óculos de graus. Ele veste um terno azul marinho escuro, gravata azul e camisa branca. Ele segura uma placa na mão e está ao lado de um banner onde se lê “The Billions”

Verônica é voluntária do Instituto há dez anos, inclusive já deu aula de português para estrangeiros(as). Para quem nunca se voluntariou, ela tem um recado: “só se inscreva, sem medo. Todos(as) vão te ajudar, vai ser a primeira vez de alguém também, nem todos(as) se conhecem. Essa emoção nos marca para sempre. Ter o Instituto na minha história é muito especial”, reforça.

Renato Sirqueira, colaborador da Porto Seguro Consórcio, participa de ações do Instituto Porto desde 2019. “O Brechó foi fantástico. Foi um novo mundo que se abriu, uma percepção de realidade bem diferente”, descreve. Para ele, pensar global e agir local é uma forma de transformar o mundo num lugar melhor.

Vale a pena dar uma olhada no site do Instituto Porto Seguro e conhecer todas as suas iniciativas. E para quem sentiu vontade de colaborar, fique atento(a) às inscrições para o Porto Voluntário e demais ações de voluntariado na Portonet.

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