Feliz aniversário, Renova!

Dez anos de compromisso com a sustentabilidade.

É pique, é hora, rá-tim-bum! É isso mesmo, pessoal. Este ano, a Renova Ecopeças completa dez anos. E não é só o seu time que tem a comemorar, não. Afinal, é uma década de um projeto super pioneiro que demonstra a preocupação da Porto com sustentabilidade bem antes desse tema tomar conta do mercado. 

E nesses dez anos, a Renova avançou muito na chamada “economia circular automotiva”, um universo que grandes atores do setor ainda não ousaram desbravar. Nesse período, foram mais de 21 mil veículos desmontados, 400 mil itens comercializados, 78 mil toneladas de aço, 35 mil baterias e 160 mil pneus reciclados. Não é pouca coisa, não é mesmo?

Atualmente, a Renova conta com um time de mais de 50 colaboradores(as) diretos(as). O Nosso Porto conversou com dois deles, Felipe Zorzato e Daniel Borges, para saber quais foram os principais desafios dos últimos dez anos e também o que vem pela frente. 

Entre o passado e o futuro

Daniel e Felipe contam que foram muitos os desafios enfrentados pela Renova: “tivemos de desbravar um mercado inicialmente marginalizado, auxiliamos na aprovação da lei do desmonte em São Paulo e, posteriormente, em outros estados, e passamos por uma mudança na lógica comercial de atacado para varejo que colocou a Renova ‘no eixo’, e a fez ser uma empresa, além de ecologicamente correta, financeiramente rentável”. 

“Construir um time vencedor, colaborar com a sociedade, garantir que a cultura Porto esteja presente todos os dias e reinventar este mercado com muita resiliência e consciência têm sido alguns dos principais objetivos da Renova”, completam.

O plano da Renova para 2023 é ambicioso: aumentar a equipe em mais de 50%, estimando que os resultados sigam este crescimento. “Quando falamos de desmontagem veicular, a expectativa é entregar, até o final do ano, o dobro da média de 2021”, reforçam Daniel e Felipe.

 

Compromisso com o Planeta

Daniel Borges, da Renova Ecopeças (arquivo).

Vocês já sabem que na Porto ninguém faz nada sozinho(a), não é mesmo? Essa máxima se aplica também à Renova. O seu trabalho é parte de uma estratégia maior da Companhia em prol da sustentabilidade. Dentro dos projetos que contribuem para a redução das emissões de gases do efeito estufa da Porto, a Renova, com a sua desmontagem veicular, é o que tem a maior contribuição, evitando que milhares de toneladas de CO2 (gás carbônico equivalente) sejam emitidas anualmente para a atmosfera.

Felipe Zorzato, colaborador da Renova Ecopeças (arquivo).

“Essa participação reforça nosso compromisso não só com as estratégias socioambientais e climáticas da Porto, mas com a sociedade”, afirmam Daniel e Felipe. Afinal, a Renova ameniza consideravelmente o impacto dos veículos que ficariam parados em pátios causando contaminação ao meio ambiente, garantindo, assim, um futuro melhor para todos(as).

“É por isso que desejamos à Renova uma vida ainda mais próspera e longeva, além do agradecimento pelolindo trabalho realizado até aqui. Teremos muitos anos de alegrias pela frente”, declaram Daniel e Felipe. 

O Nosso Porto faz coro com as palavras deles e lembra que as portas da Renova estão abertas a todos(as) que quiserem conhecê-la de perto 😉

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores