Está no ar o Porto de Partida, nosso podcast de sustentabilidade!

Falar (e ouvir) sobre impacto positivo nunca foi tão importante quanto agora.

Lançado no dia 7 de junho, marcando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o podcast Porto de Partida é uma iniciativa educacional de Sustentabilidade Corporativa, área que pertence à Responsabilidade Social e Ambiental. Seu objetivo é oferecer conteúdos aprofundados sobre o universo da sustentabilidade, e contribuir para o aumento do interesse sobre o tema. 

Luahnna Baraldi, da área de Responsabilidade Social e Ambiental.

Luahnna Baraldi, criadora do projeto, conta que a ideia surgiu a partir do aumento da audiência dos podcasts durante a pandemia de COVID-19. O desenvolvimento do Porto de Partida se conecta também à nova estratégia de comunicação da Porto, que aponta para a necessidade de dialogar mais com o público externo. “Será uma maneira de alinharmos os conhecimentos sobre sustentabilidade e de falarmos sobre as ações da Porto em ASG (Ambiental, Social e Governança), tanto para os colaboradores como para fora da Companhia”, coloca. 

Queremos ser um ponto de partida para que as pessoas comecem a se interessar por sustentabilidade e vejam que o tema já faz parte do dia a dia
Luahnna Baraldi

Mas, afinal, o que é ASG?

Não vamos dar spoiler, já que o primeiro episódio do Porto de Partida explica tudo em detalhes. O que vamos adiantar aqui é que a Porto tem ações específicas para cada uma das letras que compõem a sigla ASG (Ambiental, Social e Governança). Veja algumas delas:

Ambiental: Programas de Educação Ambiental Corporativa, Maratona da Sustentabilidade e Mapeamento de questões socioambientais para diferentes áreas e negócios.

Social: Instituto Porto Seguro, Escola Empreendedora, Programa de Voluntariado Empresarial e Associação Campos Elíseos+gentil. 

Governança: Política de Ética e Conduta da Empresa, Relatórios Anuais de Sustentabilidade da Empresa e Projetos em sinergia com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Quer saber mais? Então bora ouvir o primeiro episódio do Porto de Partida!

Primeira temporada

Os episódios do Porto de Partida são compostos por uma entrevista em que o convidado, de dentro ou de fora da Porto, fala de maneira ampla sobre o tema de cada programa. Em seguida, Luahnna traz novidades sobre a atuação da Porto. A sessão “Respira Mundo e vai” encerra o programa com uma boa notícia, incentivando as pessoas a ouvirem os demais. 

A primeira temporada tem quatro episódios que irão ao ar mensalmente. Então, fiquem atentos para as divulgações do Porto de Partida. “Vamos sentir a interação e a resposta do público para planejar outras temporadas”, finaliza Luahnna. 

O Porto de Partida está disponível no Spotify.

Queremos que o podcast seja leve, gostoso de ouvir, e que desperte interesse sobre a sustentabilidade
Luahnna Baraldi
O que achou do nosso podcast de sustentabilidade?
Bora salvar o planeta!
Partiu Spotify em 3, 2, 1
Bora salvar o planeta!
Partiu Spotify em 3, 2, 1

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Colaboradores da Porto dão exemplo e se mobilizam na campanha #SerPortoSim
Receitas deliciosas para todo mundo se aventurar no mundo da gastronomia
agosto 10
Qual serviço absurdo você sugeriria para a Porto?