Preparem os aventais e mãos à obra!

Receitas deliciosas para todo mundo se aventurar no mundo da gastronomia

Como prometemos na matéria da editoria Café com Cultura, aqui estão as receitas indicadas por Daniela Dionisio e José Luiz Araujo. A receita de Daniela é um delicioso risoto de camarão com pesto de rúcula. E José Luiz traz um passo a passo detalhado para todo mundo colocar a mão na massa e assar um delicioso pão de fôrma.  

Bora pilotar o fogão? 

 

 

Risoto de camarão com pesto de rúcula

Ingredientes
350g de arroz arbório
330g de camarão
4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1.250 ml de caldo de peixe natural
2 colheres de sopa de queijo parmesão
1 colher de sopa de cebola
½ xícara de chá de vinho branco
2 colheres de sopa de pesto de rúcula 

Pesto
100g de rúcula
4 colheres de sopa de pinoli
1 xícara de chá de azeite extra virgem
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de queijo parmesão
sal a gosto
pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de preparo
Coloque a cebola picada com metade da manteiga e o azeite. Em seguida acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Adicione o vinho branco e deixe-o evaporar em fogo alto. Junte aos poucos o caldo de peixe, quase em ponto de fervura, sem deixar de mexer. Depois de 10 minutos, acrescente os camarões cortados em pedaços. Mexa por mais 6 ou 7 minutos e retire do fogo. Acrescente o pesto de rúcula, o restante da manteiga e o parmesão ralado. Misture bem e sirva em seguida.

Pão de fôrma

Ingredientes
500g de farinha de trigo especial
280g de água a 20 graus Celsius
75g de levain (fermento natural) líquido
20g de fermento biológico fresco
10g de sal
10g de leite em pó
40g de açúcar
40g de manteiga amolecida + o suficiente para untar as duas fôrmas
20g de creme de leite fresco
1 ovo batido para pincelar

A receita rende duas fôrmas de 17 x 7,5 x 7,5 cm

Modo de preparo

Sova à máquina: Na tigela da batedeira, junte e farinha, a água, o levain líquido (ou seco), o fermento biológico, o sal, o leite em pó e o açúcar. Bata por cinco minutos em velocidade baixa; e depois por mais dez minutos em velocidade alta. Cerca de quatro minutos antes de parar de bater, incorpore a manteiga e o creme de leite fresco. Bata até obter uma massa homogênea.

Sova à mão: Em uma bancada ou tigela, despeje a farinha e abra uma cova grande no centro. Junte metade da água, o levain líquido (ou seco), o fermento biológico esfarelado, o sal, o leite em pó e o açúcar. Misture, acrescente o restante da água e amasse até incorporar toda a farinha. Adicione a manteiga e o creme de leite fresco. Sove a massa até ficar macia e homogênea. 

Faça uma bola com a massa e cubra com um pano de prato ligeiramente umedecido. Deixe crescer por uma hora. Ao final desse tempo, a massa terá dobrado de tamanho. Enfarinhe a bancada. Divida a massa em quatro porções iguais (cerca de 250g cada) e forme quatro bolas, sem trabalhar muito a massa. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por quinze minutos.

Retome as peças de massa e role-as entre as mãos, empurrando-as na parte de baixo. Unte as fôrmas. Coloque as duas peças de massa em cada fôrma; elas devem preencher dois terços da fôrma. 

Pincele o pão com o ovo batido. Deixe crescer por 1h30. Ao final do tempo indicado, a massa terá dobrado de tamanho, preenchendo toda a fôrma. 

Coloque uma assadeira na parte inferior do forno. Preaqueça o forno a 170 graus Celsius. Pincele novamente o pão com o ovo batido. Imediatamente antes de levar ao forno, despeje 50ml de água na assadeira aquecida. Asse por 30-40 minutos. 

Retire os pães do forno, desenforme e deixe-os sobre uma grade até esfriarem.  

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores