Uma bússola que aponta para o saber

Ecossistema de aprendizagem e pesquisa nos ajudam a navegar.

Não é de hoje que falamos sobre o processo de aprender na Porto. Afinal, desenvolver uma visão ampla de aprendizagem é um dos grandes objetivos da Companhia.  

Assim como a Porto passou por uma verticalização para ganhar tração e gerar mais autonomia para as áreas de negócios, a área de aprendizagem procura se comportar da mesma forma, estando presente em todas as áreas e verticais. 

Sabemos que a aprendizagem acontece de várias maneiras e por meio de diferentes experiências. Algumas delas são formais como os cursos, jornadas e trilhas disponibilizadas na plataforma Elo. Outras são não-formais, como as atividades que ocupam o espaço da Biblioteca, por exemplo. 

Diante disso, é possível dizer que a aprendizagem na Porto é um ecossistema formado por vários núcleos e atores. E, para facilitar a visualização desse ambiente, reunimos no Nosso Porto todas as iniciativas e times que fazem parte dele. Valter Ramos e Eliane Souza, da área de Aprendizagem Institucional, foram nossos guias nesse oceano repletos de saberes.

E aí, bora navegar? 

Time de aprendizagem institucional

Valter Ramos, colaborador da área de Aprendizagem Institucional (arquivo pessoal).

Antes de içar as velas, é importante explicar quem faz parte dessa tripulação. O time de Aprendizagem Institucional, da diretoria de Pessoas e Sustentabilidade, é responsável por prover orientações para toda a Companhia. “Somos um time que viabiliza narrativas e metodologias de aprendizagem para outros atores e também promove aprendizagem de temas comuns”, explica Valter.

Ele conta que o time está organizado em núcleos de trabalho. Um dos núcleos fica por conta do desenho de experiências, focado em traduzir a estratégia da Porto de forma didática e simples para os(as) colaboradores(as) por meio de experiências. Outro núcleo cuida da experiência do aprendiz e governança, enquanto um terceiro, Melhoria Contínua, se dedica a treinamentos e certificação em excelência operacional.

Time multi, da gerência Negócios e Pessoas

Quando o time de Pessoas se estruturou para atender as verticais, surgiu um grupo de trabalho que vem da palavra multidisciplinar. Hoje, o time Multi relaciona várias especialidades e tem duas tarefas principais: gerir um núcleo de atração e seleção e um núcleo de treinamento e desenvolvimento. 

Núcleos de treinamento

Os núcleos de treinamento são outra modalidade de grupo de aprendizagem. A Porto é um organismo vivo e suas necessidades são muito específicas. São equipes focadas em determinado negócio ou área que oferecem aprendizagem para seus(suas) colaboradores(as). 

Eliane Souza, colaboradora da área de Aprendizagem Institucional (arquivo pessoal).

Até aqui, existem mais de 14 núcleos de Treinamento, como o grupo de atendimento, que já colaborou com mais de três mil pessoas; o núcleo de Consórcio, que atende mais de 600 colaboradores(as), além de uma malha de pessoas espalhadas pelo Brasil. 

Há também o time do PortoEduc, que cuida da aprendizagem dos(as) corretores(as). Ou seja, a aprendizagem na Porto acontece não só dentro de casa, mas também do lado de fora.  

Instituto Porto

Nessa linha, o Instituto Porto também pode ser considerado um ator de aprendizagem voltado para fora da Companhia. Afinal, ele conta com programas que investem na formação e desenvolvimento de pessoas e da comunidade.

Oxigênio

Vale citar também a Oxigênio, que estrutura jornadas e experiências de aprendizagem para as startups que fazem parte de seu programa de aceleração. São espaços de diálogo, troca e muita sinergia com outras empresas. E, claro, trocar e aprender também é uma forma de oferecer aprendizagem. 

Biblioteca

Não podemos esquecer do privilégio que é ter um espaço de aprendizagem dentro de uma Biblioteca tombada, um espaço cheio de histórias para contar. Como já trouxemos aqui, após um período sem a realização de atividades presenciais, a programação da Biblioteca está de volta a todo vapor. 

Eliane cita a celebração do Dia Nacional do Livro, que contou com uma palestra sobre neurociência na aprendizagem, com a neurocientista Ines Cozzo, e o Conexões em Série, clube de leitura que acontece periodicamente. 

Teatro Porto

O Teatro Porto também pode ser considerado um espaço e tanto de aprendizagem. Com o intuito de estimular a frequência, todas as peças que entrarem em cartaz terão sessões exclusivas para colaboradores(as). 

Entendemos que aprender na Porto não está condicionado a um espaço ou uma matéria. Aprender na Porto é em todo lugar e de qualquer jeito
Eliane Souza e Valter Ramos

Pesquisa “Sua paisagem de aprendizagem”: uma bússola que aponta para onde queremos chegar

Com o objetivo de compreender o jeito Porto de aprender, foi desenvolvida uma pesquisa de inovação chamada Sua paisagem de aprendizagem.  

Para Eliane e Valter, a pesquisa, propositiva e interligada com o negócio, vai ajudar a chegar aonde a Porto quer em relação à aprendizagem. 

Organizada em duas dimensões, uma ligada ao indivíduo e outra ao ambiente, a pesquisa procura medir o quanto os(as) colaboradores(as) são intencionais ou impulsionadores(as) da aprendizagem, e o quanto as mensagens culturais, códigos comportamentais, e relações que acontecem na Porto potencializam essa aprendizagem.

“É uma pesquisa com perguntas reflexivas. Os(as) colaborador(as) respondem o formulário e têm ali uma régua de favorabilidade”, explicam Eliane e Valter. Ambos comemoram a grande adesão à pesquisa, que mostra que as pessoas entenderam o propósito da ação.

Segundo eles, o pulo do gato é um relatório, que cada colaborador(a) recebe dez dias úteis após o preenchimento da pesquisa, compilando seus resultados e indo adiante. 

“Nesse relatório, oferecemos uma leitura mais aprofundada do índice daquele indivíduo, além de uma explicação sobre essa dimensão e um comparativo com as outras empresas que participaram dessa pesquisa”, acrescentam Valter e Eliane. O relatório traz também dicas de como exponencializar as características de aprendizagem e como fortalecer a ideia de ser um(a) eterno(a) aprendiz. 

Eliane e Valter destacam que, como marca empregadora, é fundamental aproveitar a jornada da aprendizagem e desenvolvimento. “Já percebemos em pesquisas de clima e também na pesquisa feita para a GPTW que esse é um dos principais aspectos que faz com que as pessoas vejam na Porto um lugar diferente, que se preocupa verdadeiramente com o seu desenvolvimento”, concluem. 

Fizemos a analogia de trazer a aprendizagem para a Porto como uma bússola, pensando que este instrumento aponta caminhos para sermos um porto seguro na vida das pessoas e de seus sonhos
Eliane Souza e Valter Ramos

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