Memórias de infância, lugares do coração

Nossos(as) colaboradores(as) contam onde costumavam ir quando crianças.

Relembrar passagens felizes da infância é uma das maiores alegrias da vida adulta. E os locais em que costumávamos brincar ou passar as férias têm um espaço mais do que especial nessas memórias, sejam eles praias, parques, clubes ou a fazenda dos avós.

Pensando em dividir essas lembranças e deixar os corações de nossos(as) leitores(as) quentinhos, perguntamos a quatro colaboradores(as), de diferentes regiões do Brasil, onde eles(as) costumavam passear quando eram pequenos(as). Já avisamos que vai ser difícil não se emocionar com os relatos <3

Tardes na fazenda

Erivelton Barbosa tem 20 anos de Porto. Atualmente, é gerente Regional em BH - Sucursal MG. Ele passou sua infância em Montalvânia, uma pequena cidade da região norte de Minas Gerais. Erivelton não esquece dos dias passados com seus pais, irmãos, primos, tios e amigos no Clube Camponês, que fica na beira do rio Cochá, e nas fazendas dos avós, nos distritos de Juvenília e Pitarana. Ele também costumava ir a cidades vizinhas como Cocos e Coribe, na Bahia, e Januária, Manga, Janaúba, Itacarambi e Jaíba, em Minas. Como jogava futebol e voleibol, viajava para disputar campeonatos como o JIMI (Jogos do Interior de Minas). A cada três anos, Erivelton costuma voltar à região e já levou a esposa Suelen e a filha Laura para conhecerem os locais que tanto o marcaram.
As férias dos sonhos

Danuta Fagundes é analista de Suporte Comercial há um pouco mais de um ano na Sucursal da Porto na Paraíba. Ela é natural de Campina Grande (PB), mas toda a infância foi passada na cidade de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, a 75km da capital, Natal. Ela conta que até hoje tem um amor especial pelo lugar em que passava as férias, a Barra do Cunhaú, localizada no município de Canguaretama. Segundo Danuta, a Barra é uma praia linda, tranquila e de mar calmo. Seu primeiro contato com ela foi aos 5 anos, e foi amor à primeira vista. Ela contava os dias para chegar a data da viagem e junto dos tios e primos passava de dezembro a fevereiro por lá, numa casa grande, clara, à beira mar e com bastante espaço para brincar e uma varanda cheia de redes. Mesmo nas férias, Danuta e as outras crianças acordavam cedo e passavam o dia tomando banho de mar, brincando na areia, cavando buracos e procurando águas-vivas. E o destino não era o preferido somente de sua família, mas de muitos amigos da escola, diversão garantida! Até hoje, Danuta volta à praia que marcou sua infância com frequência. Sua filha, Maria Luísa, tem 17 anos e desde os primeiros 15 dias de vida passa as férias na Barra do Cunhaú. E Cecília, sua filha mais nova, que completará 2 anos em breve, já é uma frequentadora assídua. Seu primeiro banho de mar, aos 4 meses, aconteceu lá. "A cada passeio, lugar, cantinho... eu revivo tudo com muita alegria. Lembro-me de cada detalhe. Hoje minhas filhas também constroem suas memórias nesse lugar tão lindo e acolhedor", finaliza.
Parque da Cidade sempre no <3

Marilene Andrade trabalha no atendimento comercial da sucursal Brasília. Ela está há 22 anos na Porto e já passou por diversas áreas. Marilene nasceu e passou toda a sua infância em Brasília (DF). Quando criança, seu local favorito era o Parque da Cidade, também conhecido como Parque Ana Lídia. O espaço continua sendo muito frequentado por famílias com crianças, tem uma área verde fantástica e muito espaço para brincar. No passado, Mari costumava ir até lá com seus pais, e hoje ainda vai ao parque para correr, passear ou levar sobrinhos e afilhados.
O parque que vive na memória

Suelaine Cerqueira trabalha na Coordenação de Suporte Comercial da Sucursal Norte da Porto. Ela nasceu e passou sua infância em Manaus, capital do Amazonas. Quando criança, seu passeio favorito era ir com seus pais e irmãos ao Bola da Suframa, um local que abrigava um parque de diversões popular. Infelizmente, o parque não existe mais. Hoje, o espaço se chama Povos da Amazônia, um local que abriga festivais folclóricos e exposições.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores