Carioca da gema: a história da sucursal mais antiga da Porto

Marcos Silva resgata esse trecho da história da Porto no Rio de Janeiro

Aqui, no Nosso Porto, acreditamos que as melhores viagens são aquelas que unem boas dicas turísticas a pinceladas de história. Por isso, a edição comemorativa dos 75 anos da Porto Seguro foi visitar a sucursal mais antiga da Companhia, localizada na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.

Marcos Silva, diretor comercial da Porto Seguro para o Norte, Nordeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo (arquivo).

Quem nos recebe para contar e lembrar essa história em uma conversa leve e divertida, realizada on-line, é Marcos Silva, diretor comercial da Porto Seguro para o Norte, Nordeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele conheceu todos os endereços cariocas da Porto, desde o início, numa pequena rua do Centro, passando pela imponente Av. Rio Branco, e seguindo em direção a Botafogo, na badalada Zona Sul da cidade.

Simpaticíssimo e dono de ótima memória, ele conta que enfrentou um dia inteiro de testes para ser admitido como auxiliar de escritório, em 1987. Após ser contratado como temporário no primeiro escritório da Porto no Rio, na Rua Anfilófio de Carvalho (centro da cidade), Marcos percebeu que tinha um problema.

“Entrei numa área técnica de automóveis em que todo mundo era fera, o único leigo era eu. Minha supervisora disse: ‘vou te dar um caderno e você faça bom uso dele’. Eu parecia aquele repórter curioso, anotava tudo. Não saía para almoçar, pois era a hora de estudar para me integrar de fato à Porto Seguro. A efetivação do meu emprego estava nas minhas mãos”, lembra. E deu certo!

Conheça outras histórias de amadurecimento e troca de experiências entre colegas

Avenida Rio Branco

Tudo começou no centro, que no caso do Rio de Janeiro é o polo cultural, corporativo e financeiro da cidade. Do pequeno escritório da Rua Anfilófio de Carvalho, a Porto mudou-se para um espaço maior. “Compramos um andar inteiro na Avenida Rio Branco. Foi uma grande conquista, não só para os funcionários, mas para o mercado. Tivemos um boom de corretores, que começaram a perceber que a Porto estava crescendo e evoluindo”.

Botafogo

Com o crescimento, veio a conquista de novos territórios. A Porto Seguro foi a primeira seguradora a se estabelecer na valorizada Zona Sul da cidade, mais precisamente na Rua Voluntários da Pátria, no arborizado e agradável Botafogo. “Ficamos preocupados com a mobilidade dos corretores, mas, como a marca já era forte, todo mundo foi junto”, relembra Marcos. 

Copacabana Palace

“Lembro muito do lançamento do Porto Saúde no Copacabana Palace. O produto estava muito identificado com São Paulo e resolvemos fazer um grande evento para apresentá-lo aos cariocas. Todos os nossos corretores compareceram. A festa foi apresentada pelo Jô Soares”.

Confira na galeria abaixo um roteiro baseado nos pontos turísticos citados por Marcos Silva ao longo do texto.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Borimbora pra lá assim que der para viajar?
Descubra o que o Estado reserva para negócios e turismo.
Conheça a distância, por enquanto, as belezas da capital do Amazonas. E saiba como a Porto ajudou a cidade a enfrentar a pandemia.