Manaus, uma opção de viagem. Mas só depois da pandemia

Conheça a distância, por enquanto, as belezas da capital do Amazonas. E saiba como a Porto ajudou a cidade a enfrentar a pandemia.

Suelaine Cerqueira, coordenadora da Sucursal Manaus da Porto Seguro, conhece a fundo e tem muito orgulho de seu estado, o Amazonas. Ela representa bem a hospitalidade e simpatia que caracterizam os amazonenses, que ficaram evidentes na conversa com o Nosso Porto. 

O amor às suas origens aparece também quando ela nos conta mais detalhes sobre a doação de equipamentos de proteção individual feita pela Porto Seguro ao Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento de COVID-19 em sua cidade. Como acompanhamos nos noticiários, Manaus foi a capital brasileira mais atingida pela pandemia, enfrentando semanas difíceis com hospitais chegando ao limite máximo de atendimento e falta de material.   

Foi em Manaus, inclusive, que uma equipe de médicos desenvolveu a Cápsula Vanessa, um equipamento que tem sido utilizado no tratamento de casos de COVID-19 com bons resultados. A cápsula consegue evitar que alguns pacientes sejam entubados, ao mesmo tempo em que protege os profissionais de saúde que lidam diretamente com os doentes. 

Chegada dos EPIs em Manaus (crédito: Suelaine Cerqueira).

 

A doação de uma grande quantidade de materiais de proteção individual foi uma das ações articuladas pela Porto Seguro para fazer frente à pandemia (saiba mais sobre o conjunto de ações na matéria da editoria Jeito Porto). Segundo Suelaine, o hospital já aguardava os equipamentos, mas a data de chegada não estava totalmente confirmada por questões de logística. Ela presenciou o impacto causado pela entrega tão esperada. ˝Os equipamentos chegaram no melhor momento, justamente o mais complicado para o Amazonas˝, conta.

Quando a funcionária do hospital que coordena a distribuição começou a abrir as caixas, todos se emocionaram. ˝Se você visse a felicidade dela pela qualidade, quantidade e tipo do material… um exemplo foi o avental. Ela olhou, respirou e disse: Graças a Deus! Eu não tinha aventais para a equipe do segundo turno. Tive muito orgulho de representar a Companhia e fazer parte daquilo˝.

Uber amazonense

˝Amo o meu Estado e sei o que ele representa para o Brasil. Ainda é pouco conhecido, principalmente por conta das distâncias e dificuldade de locomoção˝, explica. Suelaine faz questão de acompanhar os colaboradores da Porto que passam por Manaus e levá-los a seus locais preferidos. Acabou ficando conhecida como uber amazonense entre seus colegas. 

A pedido do Nosso Porto, Suelaine montou um verdadeiro roteiro turístico pela cidade, e ainda listou alguns passeios imperdíveis nos arredores da capital. Respeitando as regras de distanciamento social, ela não vê a hora de poder voltar a apresentar as belezas de sua cidade para os turistas, e recomenda: o melhor período para visitar a região são os meses de maio e junho, quando o calor é menos intenso e a temporada de chuvas ainda não começou. 

E, se você quiser dar uma olhada nas belezas de Manaus e arredores, e sentir toda a exuberância da Floresta Amazônica sem sair de casa, pode acessar o google street view e fazer um tour virtual pela região

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

O Nosso Porto traz um roteiro completo para turistar no Uruguai
Viajamos pelo Brasil para mostrar as tradições juninas em cada canto do País.
Borimbora pra lá assim que der para viajar?