No centro do palco, cultura e formação profissional

Espetáculo e curso gratuito agitam a programação do Teatro Porto.

O Teatro Porto está de portas abertas e cheio de novidades para os próximos meses. 

E olha que não estamos falando apenas de espetáculos e peças teatrais, mas também de um curso inédito, voltado para profissionais de áreas técnicas ligadas às artes dramáticas, como som, luz, técnicas de palco e produção.

Bora saber mais?

 

Pós-F, de Fernanda Young, agora em versão presencial

A peça Pós-F, que inaugurou a programação on-line do Teatro Porto em 2020, estreou em 29 de abril sua versão presencial. 

Estrelado por Maria Ribeiro e dirigido por Mika Lins, o espetáculo é baseado no livro Pós-F, Para Além do Masculino e do Feminino, última obra publicada pela escritora, roteirista, atriz e apresentadora Fernanda Young. 

Trata-se de um espetáculo-relato, que debate, a partir de experiências pessoais e reflexões de Young, o que significa ser homem e mulher nos dias de hoje. 

O olhar profundo da autora é capaz de enxergar, para além de rótulos, as enormes pressões que impactam a vida de homens e mulheres numa sociedade patriarcal, propondo a superação de polarizações como caminho para construir algo maior, em que caibam todos os gêneros. 

“É quase como se a Fernanda estivesse em cena e contasse suas memórias e vivências. Para além das ideias avançadas propostas no livro, a peça é muito baseada na visão pessoal que eu e a Maria Ribeiro tivemos depois que ela passou pelas nossas vidas”, coloca Mika Lins.

As sessões de Pós-F acontecem às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h, até o dia 26 de junho. Lembrando sempre que colaboradores(as) Porto têm descontos especiais na compra de ingressos para todos os espetáculos do Teatro Porto. 

 

Curso gratuito forma técnicos(as) em luz, som, palco e produção

Fruto de uma parceria entre o Teatro Porto, o Instituto Porto e o Instituto do Teatro Brasileiro (ITB), o programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC) tem como principal objetivo formar profissionais nas áreas de luz, som, palco e produção teatral. 

A primeira turma do curso, que é oferecido gratuitamente, acontece entre os dias 31 de maio e 26 de julho. Os(as) interessados(as) têm de 18 de abril a 6 de maio para fazer suas inscrições por meio do site www.itb.art.br.

Podem participar do processo seletivo para o PTAC candidatos(as) que tenham Ensino Médio completo e mais de 18 anos.  A seleção acontece em duas etapas, e leva em consideração a Lei nº 12.711/2012 sobre a política de cotas para o ingresso em universidades públicas federais. 

Organizado em quatro módulos, o curso oferece formação por meio de laboratórios e oficinas com foco em conhecimentos gerais e diversos nas artes cênicas, além de conteúdo específico sobre cada área. 

O PTAC é oferecido de forma híbrida na sede do Instituto Porto e por meio de plataforma on-line. Algumas aulas acontecem no Teatro Porto, para que o(a) aluno(a) tenha a oportunidade de vivenciar a prática.

No fim do programa, os(as) aprovados(as) recebem certificado de participação do ITB, que dá direito ao registro profissional.

A iniciativa surgiu da percepção de que existe uma carência de cursos dedicados à formação de técnicos(as) e produtores(as) na área das artes cênicas, ao mesmo tempo que tem crescido a oferta de trabalho para esses(as) profissionais. 

Focado em empregabilidade, o PTAC sela a parceria entre o Teatro Porto e o Instituto Porto por meio do compromisso de proporcionar uma melhor condição socioeconômica à população, a partir da valorização individual e possibilidade de acesso ao mercado de trabalho. 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores