Nos palcos da vida e da sua casa

Como montar a melhor programação para a quarentena.

Este é o momento ideal para colocar em prática seu talento de curador e transformar sua casa num verdadeiro centro cultural. Opções não faltam. Dá para montar uma programação recheada de lives de artistas nacionais e estrangeiros, visitar museus à distância e construir verdadeiros roteiros para mergulhar na obra de grandes artistas. E ainda compartilhar tudo isso com família e amigos. Confuso com tantas possibilidades? O Nosso Porto te ajuda com essa empreitada.

Centro Cultural Minha Casa

Já conseguimos ver você exercendo seu papel de curador oficial da turma. Para montar uma grade de sucesso, leve em conta algumas questões:

– defina um período para a programação e a renove a cada ciclo. Por exemplo: programação do mês, da semana, fim de semana, um domingo por mês etc;

– cada novo ciclo pode ser temático, estar ligado a um período (anos 80), a uma região (artistas do Sul, sabores da Ásia), a grupos de autores (mulheres na música, pintores pretos), ou qualquer outro critério que faça sentido para você (minha infância em discos de vinil);

– você pode curtir esses momentos sozinho, mas também dá para convidar outras pessoas para participar. Chame quem mora com você para usufruir da sua programação, ou monte uma sala pelos aplicativos de conversa. Pode ser bem divertido e agregador!

Todo artista tem de ir aonde o povo está

Milton Nascimento nunca esteve tão certo. Se não saímos de casa, o artista precisa ir até nós. 

João Bosco (divulgação).

E parece mesmo que as lives vieram para ficar, pelo menos no Brasil. Um levantamento feito pelo YouTube desde o início da pandemia, verificou que das dez lives mais assistidas pelo aplicativo, sete foram produzidas por artistas brasileiros. 

Não tem jeito, adoramos um showzinho. E já que, por enquanto, não podemos nos aglomerar, vamos aproveitar a chance de assistir ao cantor que amamos de pijama, visitar uma exposição de arte balançando na rede ou cantar junto com nossa banda favorita – literalmente – no chuveiro.

Aqui, nossa sugestão é acompanhar a agenda de lives do Blue Note. No dia 15 de agosto, a partir das 20h, tem show de João Bosco no Canal do Blue Note Rio no YouTube.

🎤 E já que estamos falando de lives, confira aqui o como foi o Porto Festival 2020, que esse ano se reinventou.

Mil e uma noites no museu

Antes de seguir, um aviso: ao entrar nesta plataforma, cuidado com as panelas no fogo.

Entre fazer um tour virtual pelo Museu do Louvre ou apreciar a fachada do magnífico palácio indiano Taj Mahal, a escolha é sua. O Google Arts & Culture está aqui para te ajudar.

De forma organizada, a plataforma reúne conteúdos e oferece uma experiência completa de fruição artística, selecionando a melhor forma de mergulhar na obra de grandes pintores, visitar monumentos arquitetônicos produzidos pela humanidade, ou apenas se divertir com testes do gênero ˝qual obra de arte mais se parece com você?˝.

Num mar de opções, contar com uma curadoria que entrelaça temas, obras e realmente entrega uma sensação de que algo foi apreendido – e aprendido – é um grande alívio. Clique aqui para navegar e bom divertimento!

 

 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Em seu segundo ano on-line, o evento transbordou música, gastronomia e leveza
Chef Letícia Massula fala sobre o ingrediente queridinho das festas juninas.
Como trazer a diversidade para o dia a dia das crianças.