O programa de Jovens Aprendizes cresceu!

Nova turma acaba de ser entregue à Diretoria de Atendimento.

Um dos grandes orgulhos do Instituto Porto é o programa de formação de Jovens Aprendizes, sobre o qual já falamos aqui

Agora, o Nosso Porto retoma o tema para contar uma novidade sobre essa iniciativa tão especial, que transforma a vida de muitos(as) jovens há bastante tempo: o Programa de Aprendizes está em expansão!

Atendimento à vista!

O Instituto Porto atua como instituição formadora desde 2018, inicialmente voltado para o segmento Administrativo. “Agora, além do curso dedicado a esse segmento, desenvolvemos uma trilha personalizada para a área de Atendimento, que atende tanto às necessidades da Porto quanto das corretoras e do mercado em geral”, explica Mirian Mesquita, gerente de Sustentabilidade da Porto. 

Essa expansão é uma resposta direta ao compromisso com a inclusão produtiva, que busca combater a exclusão dos(as) jovens do mercado de trabalho e a dificuldade de conseguir o primeiro emprego.

Mirian Mesquita, gerente de Sustentabilidade (arquivo pessoal). #pratodosverem: Mirian é uma mulher branca, está com os cabelos loiros na altura do ombro, sorrindo, com uma blusa preta e brincos. Ao fundo, uma varanda e uma árvore desfocada.

Mirian conta que em setembro desse ano foi entregue a primeira turma de jovens aprendizes à Diretoria de Atendimento. “São 23 novos talentos que deram os primeiros passos em suas carreiras profissionais aqui na Porto, sendo dois deles vindos do programa Ação Educa, do Instituto Porto”, comemora. 

O grande objetivo do programa é desenvolver jovens que estão no início de sua jornada profissional e impulsionar o processo de empregabilidade dentro de nossos negócios. 

Para Andressa Souza, analista do Programa de Aprendizagem, a importância da expansão do Programa de Aprendizagem está na busca por assegurar a autossustentabilidade financeira, além de consolidar nossa posição como referência na formação de jovens aprendizes. “Assim, ampliamos a nossa influência e engajamento, nos tornando cada vez mais parceiros dos negócios”, pondera. 

Trilha de aprendizagem personalizada

Para atender às necessidades da área de Atendimento, foi desenvolvida uma trilha de aprendizagem especial. Andressa conta que a liderança do atendimento compartilhou suas dores e necessidades com o time responsável pela construção da jornada. Isso possibilitou a criação de uma trilha personalizada, capaz de causar impacto positivo para o cliente, além de mirar no desenvolvimento pessoal e profissional do(a) jovem aprendiz. 

O currículo do curso, que corre em paralelo ao contrato de 15 meses que o(a) jovem aprendiz cumpre junto à Porto, é formado por disciplinas indicadas na legislação. “Além de respeitar esse critério, personalizamos a trilha com outras matérias, sempre trabalhando para tornar o curso mais atrativo”, completa Andressa. 

Todo o cuidado no processo, isso é Porto!

Aline Costa, colaboradora da Diretoria de Pessoas e Sustentabilidade, explica que o processo de construção da trilha foi conduzido com muito entusiasmo pela equipe de Seleção e pelo Instituto Porto. 

Andressa Souza, analista do Programa de Aprendizagem (arquivo). #pratodosverem: Andressa é uma mulher cis, hetéro, negra, com cabelos pretos e alisados, usando óculos de grau e uma blusa social na cor salmão.

“Realizamos uma análise detalhada das atividades da Central de Atendimento, alinhando os(as) jovens com os desafios identificados. O Instituto estabeleceu o primeiro contato, apresentando o programa e seus desafios aos(às) interessados(as). Aqueles(as) que aceitaram foram guiados(as) por diversas fases, desde a divulgação detalhada das oportunidades de trabalho até a triagem e entrevistas individuais. Ao longo dessas etapas, avaliamos as competências dos(as) jovens, identificando como poderiam contribuir para a Porto e para o seu desenvolvimento profissional”, detalha. 

Expansão alinhada à estratégia do negócio 

Com a expansão do Programa de Aprendizagem, o Instituto Porto caminha em direção à meta de formar jovens aprendizes que preencham todas as vagas oferecidas pelas Verticais da Porto na cidade de São Paulo. “Seguiremos trabalhando com outras instituições de aprendizagem parceiras para o preenchimento de vagas nas Sucursais”, completa Andressa. 

Ela pondera que além do diferencial em formar jovens que terão contato com a cultura de atendimento da Porto desde o início, esse grande passo do Instituto contribui para aumentar a reputação e visibilidade da marca, ampliando a imagem de marca socialmente responsável, alinhada aos objetivos de ASG e ao pacto global.

A expansão do Programa de Aprendizes está alinhada com a cultura e a responsabilidade social da Porto, refletindo nosso compromisso com a inclusão produtiva, fortalecendo o impacto positivo na sociedade
Mirian Mesquita

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores