Dividindo conhecimento para multiplicar resultados

Programa de Desenvolvimento de Gestores(as) Sociais capacita nossos(as) parceiros(as).

Em 2015, a Porto iniciou junto às instituições sociais atendidas pelo Instituto Porto, um programa de desenvolvimento de instituições que contempla: recebimento de doações de itens, atuação de voluntários(as) do Programa Porto Voluntário e, principalmente, o projeto de desenvolvimento de gestores(as) sociais, voltado aos(às) gestores(as) das organizações apoiadas. 

Segundo Danilo Brito, da área de Sustentabilidade, o Projeto de Desenvolvimento de Gestores(as) Sociais nasceu da oportunidade de ampliar o apoio que a Porto já oferecia para as instituições, sobre o qual falamos aqui.

 

Escutar, identificar e transformar

A partir do estreitamento dos laços com as lideranças das instituições, foi possível perceber problemas como falta de recursos para atender suas necessidades, mão de obra escassa, desafios na gestão das equipes, além de uma demanda por especialização na gestão de projetos.

“Chegamos à conclusão que uma forma efetiva de colaborar era investir no desenvolvimento das lideranças. Mapeamos, em conjunto com os(as) gestores(as), quais eram os temas de interesse e trabalhamos para construir uma trilha de conhecimentos com base na necessidade de aprendizado que eles(as) nos indicaram”, explica Danilo. 

Nosso objetivo, construído em conjunto com os(as) gestores(as) participantes, é promover o desenvolvimento pessoal e profissional deles(as) de forma a refletir na qualidade do serviço que as instituições credenciadas pela Porto prestam para a sociedade
Danilo Brito

Danilo Brito, colaborador área de Sustentabilidade (arquivo).

O conteúdo do Programa não é fixo, mas construído a partir da realidade apurada por meio de processos de escuta das instituições e também de pesquisas. “Essa é a mesma perspectiva que temos para as ações de arrecadação de doações ou mesmo para o Porto Voluntário, que é a de identificar as necessidades no processo de escuta das instituições e transformá-las em oportunidades.”

Participam das trilhas os(as) gestores(as) que ocupam cargos estratégicos nas instituições, como diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) ou administradores(as). O ideal é manter a mesma turma, para que seja possível avançar e trazer novos conhecimentos. 

Mas isso não significa que a iniciativa impacte somente seus(as) matriculados(as). “Orientamos o(a) gestor(a) a descentralizar o conhecimento e organizamos lives nas quais toda a equipe é convidada a participar”, coloca Danilo. 

Entre os temas abordados pelo Programa estão: métodos ágeis, gestão de pessoas, recursos e projetos, e pedagogia digital, já que quase 80% das instituições atendidas trabalham com ensino.

Ampliando para todo o Brasil

Uma das novidades do Programa de Desenvolvimento de Gestores(as) Sociais é a ampliação do projeto, que surgiu na Matriz, em São Paulo, para todo o Brasil. 

Danilo conta que todas as Sucursais da Porto precisam credenciar ao menos uma instituição social para atender às diretrizes de sustentabilidade e também para exercer a responsabilidade social e ambiental em seu entorno. 

“Com a pandemia, percebemos que poderíamos nos conectar virtualmente a gestores(as) de qualquer região do país. Então, nosso objetivo em 2022 é levar a todos(as) eles(as) a mesma trilha, com o intuito de equiparar o desenvolvimento pessoal e profissional de todas as instituições parceiras da Porto”, anima-se.

No ano passado, dez instituições ligadas às Sucursais da Grande São Paulo e dos estados do Paraná e Sergipe participaram efetivamente do Programa. Este ano, o desafio é abraçar as 55 Sucursais. “Fizemos um alinhamento muito bacana para essa expansão”, completa Danilo.

Além da trilha, estão previstas a realização de lives sobre ASG para as ONGs, apresentando às instituições as oportunidades surgidas no mercado, entre as empresas privadas, que podem ser adotadas no dia a dia das instituições. Danilo reforça: “Também vamos levar a pauta de diversidade e inclusão, que foi um pedido dos(as) gestores(as), além de ser um tema que tem avançado muito aqui dentro da Porto.” 

Queremos equiparar o conhecimento de todos(as) os(as) gestores(as) em nível nacional
Danilo Brito

Resultados significativos

Em 2021, as atividades ligadas ao Programa alcançaram, em média, 30 instituições por ativação com a participação de 200 pessoas, gerando mais de 230 horas de aprendizado para o público envolvido. 

Entre as ativações, estiveram lives sobre temas como: reaproveitamento integral de alimentos, técnicas de imprevisto voltadas para a realidade das instituições sociais, e uma ação de voluntariado com a ONG Litro de Luz, em que as instituições puderam mapear oportunidades de ecoeficiência e economia de recursos naturais e financeiros dentro de suas instalações.  Foi realizado também um curso muito pedido: Comunicação para Organizações da Sociedade Civil, atendendo 22 instituições. 

“Anteriormente, só as dez organizações ligadas à Matriz participavam de tudo. No ano passado, houve uma progressão de participação de 180% em relação a 2020”, comemora Danilo. 

Outro aspecto importante é a integração que o Programa promove entre as organizações, que acabam por trocar experiências e soluções encontradas para problemas semelhantes. 

É sobre ser um porto seguro

Para Danilo, a realização do Programa de Desenvolvimento de Gestores demonstra o quanto a Porto valoriza as instituições sociais parceiras. “Não queremos apenas executar os projetos de sustentabilidade, mas ouvi-las e entender quais são suas necessidades reais”, afirma. 

“A partir dessas necessidades, encontramos formas de ampliar nosso aporte, com o jeito Porto de ser. Entendo que o Programa é estratégico pois, quando um(a) gestor(a) tem a oportunidade de se desenvolver e adquirir conhecimentos em temas que desafiam as instituições, é natural que aumente a qualidade do serviço que elas prestam para a sociedade”, finaliza. 

Fazendo a diferença

Penha da Glória dos Santos, assistente social do Centro de Convivência São Vicente de Paulo (arquivo pessoal).

Para saber um pouco mais sobre como o Programa de Desenvolvimento de Gestores(as) tem contribuído com as instituições, pedimos a Penha da Glória dos Santos, assistente social do Centro de Convivência São Vicente de Paulo, um depoimento sobre sua participação:

“Tenho formação em Serviço Social, com pós-graduação em Educação Social e alguns anos de experiência em gestão de projetos sociais. Neste momento, sou assistente social do Centro de Convivência São Vicente de Paulo, que desenvolve um trabalho com adultos(as) em situação de rua.

A formação de Gestores(as) oferecida pela Porto Seguro ajudou e ajuda muito, pois chegou num momento em que, por causa da pandemia, mudamos nossa forma de atendimento. Ao invés de ser 100% presencial como costumava ser, começamos a oferecer somente as refeições na porta. Por este motivo, tínhamos mais tempo para cuidar da formação dos(as) colaboradores(as). 

Os cursos on-line possibilitaram que tivéssemos o que oferecer para os(as) colaboradores(as), ajudando-os(as) a refletir sobre os cuidados relativos à pandemia, bem como outros temas da atualidade. 

As reuniões auxiliaram muito, pois ainda que não tivéssemos os encontros presenciais, elas possibilitaram uma forma de encontro, de partilha com os(as) pares. Neste momento em que as atividades voltaram ao normal, posso afirmar que o Programa foi uma grande ajuda e incentivo para dar continuidade ao nosso trabalho social.”

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