Chegou o Lidera…

…nossa jornada de desenvolvimento para mulheres na Porto.

Discutir e propor ações para a construção de protagonismo e autoliderança na jornada de desenvolvimento de mulheres dentro e fora da Porto: esse é o objetivo do Lidera, iniciativa que já reuniu mais de 700 mulheres em sua palestra inaugural. 

A ideia surgiu de uma reflexão sobre a representatividade entre as lideranças da Porto. “Algumas empresas já possuem ações que contemplam a jornada profissional de integrantes dos grupos minorizados”, explica Taísa Silva, da área de Diversidade e Inclusão. “O Lidera é um convite a refletir sobre a carreira da mulher. A iniciativa partiu das próprias integrantes do grupo de Equidade de Gênero”, completa.

JUNTOS + Educação e Aprendizagem 

Andresa Cruz, gerente de RH da Porto (arquivo Porto).

Andresa Cruz, gerente corporativa de Pessoas, D&I e Operações da Porto, conta que o Lidera é uma das diversas iniciativas que tangibiliza um longo trabalho das comunidades do JUNTOS, programa de diversidade e inclusão da Porto. “Esta frente de trabalho foi sugerida pelo nosso grupo de Equidade de Gênero que, como os demais grupos (Étnico-racial, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência e Geracional), se reúne para entender, discutir e construir caminhos, observando o nosso contexto e oportunidades para termos cada vez mais uma Porto mais inclusiva e diversa”, explica. 

Segundo Taísa, o Lidera foi construído em parceria com a área de Educação e Aprendizagem e traz um chamado para uma autorreflexão sobre carreira e vida profissional para todas as mulheres da Porto. “O Lidera é também um convite para uma jornada de aprendizado e desenvolvimento para mulheres”, resume.

Próximos passos

Taísa Silva, da área de Pessoas e Sustentabilidade (arquivo pessoal).

“Um dos nossos próximos encontros é para falar sobre inspirações. Muitas vezes, associamos a pessoa que nos inspira com uma liderança e esquecemos de olhar para quem está ao nosso lado, as colegas que também nos inspiram de outras maneiras. Reconhecer isso faz com que a gente entenda que também somos inspiração para outras mulheres”, pondera Taísa. 

Outra atividade que está sendo desenhada é um Clube de Leitura do Lidera, que siga alimentando o processo de formação, de autoconhecimento e de desenvolvimento. Essa ação está relacionada ao território de aprendizagem do EVP, sobre o qual falamos mais aqui. Taísa reforça: “É também uma maneira de nos conectarmos e de encontrar pessoas aliadas para construir nossa rede de apoio”.

“​​Teremos encontros com foco em transformação, autoliderança, inspiração e negócios. A ideia é estimular o protagonismo das mulheres e fortalecer a cultura de diversidade e inclusão, colaborando para que descubram as suas potências e, a partir delas, impactem cada vez mais mulheres, dentro e fora da empresa, criando novas conexões e ampliando o olhar para os temas abordados”, anima-se Andresa.

Só vem!

Os encontros do Lidera são híbridos. Então nenhuma mulher que quiser participar fica de fora! Taísa reforça que o Lidera é uma construção do JUNTOS, mas ele não é restrito aos(às) participantes do programa. “Ele é para todas as mulheres da Porto”, convida Taísa. 

Andresa reforça o convite: “Participem! É uma iniciativa inédita que gera engajamento das mulheres dentro e, porque não, também fora da Companhia. Um espaço para o autoconhecimento, para sentirmos e vivenciarmos momentos pensados e construídos para nós. Aproveitem muito para ampliar as oportunidades de conexões com outras mulheres de diferentes áreas, negócios, com diferentes histórias”.

 

Elas com a palavra

"Vejo o papel do Lidera em aproximar o máximo de mulheres e, assim, estimular a sororidade e potencializar a nossa força em todos os papéis que exercemos. Um deles é, sem dúvida, falar sobre carreira, pois ainda passamos por situações que nos exigem buscar a igualdade, independentemente de cor, etnia, gênero, profissão, condição econômica, de saúde e de tantos outros fatores. Precisamos analisar e sentir o que nos faz pulsar, nos sentir vivas, plenas, criativas e conectadas com o que acreditamos e, a partir daí, estabelecer um plano para a vida. O Lidera vem para potencializar esse sentimento e nos colocar como protagonistas da nossa própria história". - Jessica Daiane Santana
"​​​​Estou muito feliz por poder usufruir de uma jornada de desenvolvimento exclusiva para as mulheres. Uma empresa de alma feminina, que marca presença por tanto protagonismo nos mercados em que atua, não poderia ser diferente! A proposta da jornada me desperta o sentir e o que querer, pois traz pertencimento em uma camada tão profunda, específica e extremamente necessária! Obrigada, Porto! Obrigada, Lidera!" - Fabiana Domingues

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores