Vamos dar uma espiadinha?

Saiba tudo sobre os bastidores da prova da Azul no BBB.

Quem estava de olho na casa mais famosa do Brasil no domingo, 17 de abril, teve uma surpresa e tanto ao ver os participantes do Big Brother Brasil 22 vestidos de carros azuis em frente a um tabuleiro gigante, e com uma parede onde a nova marca da Azul Seguros aparecia com destaque ao fundo.

Pois é! E que tal saber um pouco mais dos bastidores dessa ativação de marca que superou todas as expectativas?

Grande potencial de marca

Gilmar Pires, diretor executivo da Azul (arquivo).

Segundo Gilmar Pires, diretor executivo da Azul, tudo começou com as discussões sobre o relançamento da marca Azul Seguros, e da avaliação que apontou o grande potencial para a elevação da consideração espontânea da marca. Além disso, houve a evolução digital pela qual tem passado o mundo do seguro, e a Azul não ficou de fora. 

Podemos dizer que, ao longo de 19 anos, a Azul Seguros foi construída sobretudo pelos corretores, sem que houvesse um grande investimento em marketing. Ainda assim, pesquisas revelaram que a marca transmite solidez e confiança.

Juliana Cano, gerente de Marketing da Porto, frisa que a Azul é hoje a quinta seguradora de automóveis do país, mas não tinha uma associação de marca compatível com sua importância. “Fizemos então um trabalho de reposicionamento da plataforma de marca, a partir da conclusão de que a Azul Seguros é a marca de entrada do grupo Porto, e que ela existe para democratizar o acesso a seguros”, explica.

Para dar a dimensão dessa relevância, é importante ressaltar que apenas 30% da frota brasileira de veículos é segurada. Ou seja, o potencial da Azul na inclusão securitária é imenso. E nada melhor para comunicar uma marca de seguros do que inseri-la no programa de maior audiência da televisão brasileira, o BBB. Afinal, em 2021, oito em cada dez brasileiros(as) deram uma espiadinha. 

Percebemos que essa seria uma oportunidade única para aumentar a consideração de marca da Azul, e contar para o Brasil inteiro que fazemos parte do grupo Porto
Gilmar Pires

Construindo essa história

Juliana Cano, gerente de Marketing da Porto (arquivo).

Juliana conta que o primeiro passo para construir a participação da Azul na prova do BBB foi um briefing muito claro dos principais atributos que deveriam ser comunicados. Três mensagens eram prioritárias: 1. comunicar o lançamento da nova marca da Azul, que é parte do grupo Porto; 2. divulgar o seguro auto por assinatura, um produto diferente de tudo o que existe no mercado; e 3. estabelecer uma oferta que fizesse sentido na dinâmica da prova.

“Com esses objetivos muito claros, fizemos uma reunião com a direção do programa, a equipe de provas, a nossa agência e o nosso time, com o objetivo de passar essas orientações“, explica Juliana. 

A partir daí, a equipe do BBB constrói uma proposta de prova. No caso da Azul, era importante que as situações fossem relacionadas ao universo do seguro de automóveis, mas de forma leve e divertida, sem abusar de um vocabulário mais técnico. 

A troca e a construção conjunta entre as equipes foi fundamental para chegar num formato ideal. “A questão dos perrengues surgiu logo de cara, mas colocar os participantes em carrinhos, diante de um percurso, foi uma provocação nossa”, diverte-se Juliana. Outro ponto fundamental foi inserir os corretores de forma positiva na prova. Essa necessidade se materializou com o bônus e as fotos deles falando sobre cada atributo.

A inserção dos corretores numa ação deste porte é uma forma de reconhecimento e agradecimento por tudo o que eles fizeram e fazem pela Azul. Afinal, "Corretor é para Sempre"! Eles são os nossos grandes parceiros
Gilmar Pires

Tudo é validado, desde a dinâmica da prova até a cenografia. Apenas o discurso do apresentador Tadeu Schmidt não é revelado. “Elencamos três pontos que ele precisaria abordar, mas o texto é considerado conteúdo artístico, e nisso não é possível interferir”, detalha Juliana. 

Expectativas alcançadas com sucesso

Os resultados de todo esse esforço não demoraram a aparecer. “Conseguimos colocar a Azul Seguros como um player importante no mercado. Isso ficou claro tanto pela dinâmica quanto pela quantidade de comentários positivos sobre a prova. Ter colocado o corretor como protagonista foi um grande acerto, pois esse ponto movimentou muito as taxas de engajamento, conversas e comentários positivos. 

Por fim, a ação foi relevante não só para o grupo Porto, mas para todo o mercado securitário. Afinal, não é todo dia que temos 28 minutos num programa de grande audiência para falar sobre a importância do seguro, não é mesmo? 

Site da Azul passa pela prova do líder sem eliminação!

Juliana ressalta outros dados que demonstram o poder de uma ativação de marca como essa. Pela primeira vez na história da Azul Seguros, a busca pelo seu nome foi maior do que a busca por “Porto Seguro” e por outros players do mercado também. E, ainda que não fosse o principal objetivo da prova (que era gerar conhecimento da marca Azul), a ação com o voucher de desconto deu tão certo que a oferta, que valia até 27 de abril, foi estendida para o dia 30. 

Mas se você acha que o trabalho acabou junto da prova que deu a liderança para Pedro Scooby, achou errado! O momento pós-prova tem sido de muito esforço e dedicação para abordar todos que chegaram até o site com interesse e, por algum motivo, não fecharam negócio. Essa operação envolve as equipes Comercial, de Marketing e de Produto. Este é mais um passo na direção do aumento de nossa base de clientes. 

Tanto tráfego, inclusive, poderia representar um grande problema: a instabilidade do site. “A direção da Globo nos alertou para isso, afirmando que muitas marcas que patrocinaram a prova do líder do BBB tiveram de lidar com esse tipo de falha”, pondera Juliana

“Foram mais de três meses de planejamento com os times de TI Porto e Azul para isso”, conta Paulo Cesar Imelk, superintendente de TI da Azul. Ele reforça que a parceria e colaboração entre os times foram fundamentais para que a Azul se tornasse oficialmente a primeira patrocinadora de prova do BBB que não teve nenhum tipo de falha sistêmica.

Gilmar acredita que tudo deu certo graças a um trabalho com muito planejamento e disciplina em cinco frentes:  Infraestrutura e Desenvolvimento em TI,  Marketing, Jornada de Aquisição e Atendimento, cada um com suas responsabilidades, sob coordenação de Bernardo Câmara, gerente de produto da Azul e ponto focal do produto. No dia da prova, foi criada um war room híbrido, com times em São Paulo, no Rio e trabalhando remotamente para que nada saísse do controle.

Fonte: Facebook Azul Seguros

“No caminho, tivemos várias melhorias de performance de tecnologia. Esse aprendizado permanecerá para futuros projetos. Este não foi o fim, mas apenas o começo. Vamos continuar juntos(as) nessa mesma pegada, com o desafio de incluir novos(as) clientes no mercado brasileiro de Seguros”, completa Gilmar.

A sinergia foi tanta que até os brothers contribuíram. Pedro Scooby declarou sua admiração pela Porto enquanto os perrengues de Arthur geraram uma quantidade incrível de memes, perpetuando o tema nas redes sociais. “Isso foi totalmente espontâneo, o que só poderia acontecer numa prova ao vivo”, encerra Juliana. 

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