Novo normal na Porto é integração entre as áreas e digitalização

Os caminhos trilhados pelas novas soluções em 2020 demonstram nosso novo jeito de fazer acontecer.

A Porto, como qualquer pessoa ou empresa que procura aprender com suas experiências, sabe o que quer. Para os próximos cinco anos, além do sonho de dobrar seu número de clientes, há a perspectiva de integrar clientes e negócios, colocando-os no centro da operação. Esse é um dos objetivos da nova temporada (para saber mais sobre a nova temporada, leia matéria da ed. 1 do Nosso Porto).

Como pudemos ver na entrevista de Rivaldo Leite para a editoria Destaque, a Porto tem a inovação como um de seus nortes. E, ao procurar observar tendências e ouvir sugestões, já se prepara há algum tempo para trilhar o caminho da digitalização.

Conheça abaixo alguns dos novos produtos que estão sendo desenvolvidos por equipes de várias áreas e que respondem a esses anseios e desafios.

Aluguel essencial: contratação ágil e seguro acessível

O Aluguel Essencial foi criado para simplificar e ampliar o acesso ao serviço conhecido como seguro fiança. A partir de uma tecnologia ágil, oferece diferenciais como assistências ao segurado (em parceria com o produto Reppara) e valores mais acessíveis. É voltado principalmente para quem está alugando o primeiro apartamento ou procura imóveis de custo mais baixo, e precisa de uma garantia.

Vinicius Konig, colaborador da Superintendência de Riscos Financeiros e Capitalização (arquivo pessoal).

Vinicius Konig, integrante da equipe que gere o produto, destaca a aderência ao sonho de dobrar o número de clientes. ˝Quando criamos um produto mais acessível, temos um volume maior de vendas, além de gerar negócios para os corretores e demais parceiros”. Desenvolvido em tempo recorde (entre os meses de abril e agosto de 2020), o Aluguel Essencial contou com uma colaboração intensa da equipe que, mesmo remotamente, deu conta do recado. ˝O modelo de trabalho em squads ajuda na velocidade da inovação˝, conclui.

Super App Porto Seguro: uniformizando a experiência Porto Seguro para clientes

Rodrigo Carneiro, um dos responsáveis pelo Super App (arquivo).

Um desafio inicial da equipe envolvida na criação do Super App Porto Seguro foi responder a alguns questionamentos recorrentes dos clientes: se a Porto é uma só, por que sinto que falo com empresas diferentes? Por que não sou reconhecido da melhor forma? Como eu faço para encontrar o que tenho direito de utilizar na Porto?  A resposta foi o desenvolvimento de uma plataforma digital robusta que organiza os mais variados serviços e fornece uma visão integrada para o cliente.

Rodrigo Carneiro, um dos responsáveis pelo UX (user experience) do aplicativo, ressalta que nem tudo o que a Porto oferece precisa compor o Super App, mas ele deve apontar os caminhos para a contratação de produtos de forma personalizada, além de serviços disponíveis, garantindo a melhor experiência.

No momento, estamos embarcando funcionalidades voltadas para o produto Cartão de Crédito Porto Seguro. A plataforma está em fase de testes. Novas funcionalidades são entregues semanalmente aos testadores – em sua maioria colaboradores que também são clientes da Porto -, seguidas de feedbacks para podermos entender a necessidade do cliente e evoluir de forma rápida. O próximo passo é expandir os testes e migrar os usuários do app atual de Cartões para que, até dezembro deste ano, cerca de 200 mil clientes estejam usando o Super App. ˝A migração dos aplicativos atuais para a nova plataforma será um processo natural e orgânico, que respeitará a necessidade de segurança dos clientes para adotar uma ferramenta nova˝, finaliza Rodrigo.

Fernando Domeniconi, integrante da equipe do Porto Cuida (arquivo).

Porto Cuida: acesso a serviços de saúde por assinatura

Você sabia que apenas um quarto da população brasileira é usuária de planos de saúde privados? Com o objetivo de oferecer acesso inteligente a uma rede completa de serviços de saúde como consultas, exames e terapias a preços acessíveis, foi criado o Porto Cuida.

Segundo Fernando Domeniconi, responsável pela jornada digital do cliente e membro da equipe de desenvolvimento do produto, o Porto Cuida é estruturado em três pilares: telemedicina, acesso a rede de parceiros de saúde (clínicas, laboratórios e terapias) e descontos para a compra de medicamentos em farmácias.

De contratação direta e simplificada, o produto permite ainda a inclusão de dois dependentes na mesma assinatura que, sem custos adicionais, têm acesso aos quatro atendimentos de telemedicina previstos.

˝A Porto quer estar presente na vida das pessoas, sendo um porto seguro inclusive para quem não tinha acesso à marca e quer partilhar dessa experiência˝, conclui Domeniconi.

PortoPlus: a plataforma de relacionamento unificada

Jean Santos, Rodrigo Pagotto e Valéria Coutinho são responsáveis, dentro de suas equipes, pelo PortoPlus (arquivo).

Realizando um sonho antigo da Companhia, impulsionado pela nova temporada, o PortoPlus tem como objetivo oferecer uma visão integrada do cliente e de seu relacionamento com a Porto. O desafio é reunir todas as iniciativas de benefício num único programa de fidelização, além de recompensar o cliente pela qualidade de seu vínculo com a Porto.

˝Hoje, é possível acumular pontos no cartão de crédito a partir do consumo, mas em breve poderemos recompensar a qualidade do vínculo do cliente, considerando tempo de relacionamento e a quantidade de produtos contratados˝, explica Valéria Coutinho, da área de Clientes e Digital. Esses pontos atualmente já podem ser convertidos em descontos nos produtos Porto Seguro ou usados em compras dentro da plataforma.

Para Rodrigo Pagotto, um dos responsáveis pelo projeto dentro da área de cartão de crédito, o PortoPlus não só aprofunda a relação entre a Porto e o cliente, mas também alavanca os negócios a partir do cruzamento de informações.

A iniciativa envolve também corretores e prestadores, que serão bonificados por resultados e estimulados a se tornarem clientes. Além de aumentar suas vantagens, eles terão mais propriedade para vender produtos que também consomem. ˝Essa integração envolvendo clientes, corretores e prestadores é um bom exemplo de relação em que todos os lados ganham˝, argumenta Jean Santos, do Marketing do PortoPlus.

 

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