A quinta edição da Maratona de Inovação da Oxigênio acaba de ser concluída com sucesso!
O principal objetivo do Programa é potencializar o intraempreendedorismo e estimular o pensamento sistêmico e criativo dos(as) colaboradores(as). Além disso, a Maratona fomenta práticas e projetos inovadores por meio da colaboração de um grupo de pessoas em torno de desafios que visam solucionar problemas reais da Companhia. Na prática, o time da Oxigênio capta problemas e oportunidades de negócios com as áreas da Porto e apresenta esses desafios para os(as) colaboradores(as) que se inscrevem e são selecionados(as). Os(as) participantes se capacitam em metodologias que englobam a Nova Temporada e têm a oportunidade de desenvolver as competências que sustentam os pilares Compreender, Empreender e Surpreender.
“Usamos nossos canais internos de comunicação para divulgar a Maratona. O processo começou em agosto, com um convite que dizia ‘quer ser nosso atleta na Maratona da Inovação? A hora é essa'”, conta Tatiana Sousa, da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Oxigênio.
Neste ano, foram apresentados quatro problemas de negócio das áreas de Relacionamento Empresarial Saúde, Produção Comercial, Marketing e Vida e Previdência. Tatiana ressalta o fato de que todos(as) os(as) gerentes e diretores(as) das áreas em questão estiveram engajados(as) como padrinhos e madrinhas, e participaram ativamente das 12 semanas de Programa.
As inscrições também chamaram a atenção: 226. Os 40 selecionados(as) foram divididos(as) em oito grupos multidisciplinares, dois para cada problema de negócio.
Um dos feedbacks que recebemos é a oportunidade de entender os problemas de outras áreas, além de fazer networking. Muitas vezes, ficamos mergulhados(as) nos nossos processos e acabamos não conhecendo como outras áreas, produtos e empresas da Porto funcionam
Tatiana Sousa
Grupos multidisciplinares pensam “fora da caixa”
A seleção levou em conta a necessidade de reunir perfis diferentes e complementares, que eventualmente não se conhecem, contando sempre com alguém da área cujo problema será trabalhado, para oferecer uma visão interna do negócio.
Tatiana Sousa, Pesquisa e Desenvolvimento da Oxigênio (arquivo).
“Durante as 12 semanas, os(as) participantes passaram por capacitação em metodologias de inovação, metodologias ágeis, ferramentas colaborativas, treinamento de pitch e mentorias de negócio, tudo isso de forma 100% on-line“, empolga-se Tatiana. Essas metodologias os(as) ajudaram a entrar em contato com o problema, pesquisar sobre o tema, validá-lo e prototipá-lo. “No final, os grupos apresentaram algumas soluções de negócios para resolver as questões”, completa, lembrando que os oito grupos conseguiram chegar ao final do desafio e apresentar suas soluções.
Nas semifinais, foram escolhidas uma solução de cada área para concorrer à grande final. As apresentações contaram com a presença dos(as) gerentes e diretores(as) das áreas, além de uma banca convidada. Os quatro grupos selecionados concorreram entre si, apresentando seus resultados para uma banca institucional.
Colocando a mão na massa
Para Tatiana, a presença das lideranças é fundamental para demonstrar o quanto a Porto leva a sério e cogita a implantação das soluções criadas. “Selecionamos bem os desafios e falamos com os padrinhos e madrinhas para entender o quanto as soluções eram ou não prioritárias. Neste ano, conseguimos aliar o desafio à prioridade da área, tanto que os padrinhos e madrinhas já pediram que os oito grupos apresentem novamente suas soluções de forma detalhada para as equipes”, completa.
O grande vencedor da Maratona de Inovação 2021 foi o grupo do desafio de Marketing, que criou o produto Tipo Vc. O desafio foi pensar na nova geração de consumidores, acostumados a adquirir produtos de forma 100% digital. Neste produto, o(a) cliente contrata um pack de até cinco experiências, e dentro desse valor poderá adquirir o que faz mais sentido, como seguro de automóvel, de residência, de celular, ou mesmo serviços pontuais.
Todos os grupos entregaram algo palpável, prototipado e todas as áreas vão, de alguma forma, dar andamento às soluções apresentadas. Esse também é um dos diferenciais do Maratona
Tatiana Sousa
Para Tatiana, a grande riqueza da Maratona é contar com perfis multidisciplinares e misturar colaboradores(as), trainees e pessoas de diferentes cargos. Outro ponto positivo é a possibilidade de levar aprendizado para essas pessoas, que se capacitaram em hard skill e soft skill, e em ferramentas colaborativas como Miro, Slack e Airtable.
“O mercado fala muito na necessidade de colocar a mão na massa. A Maratona possibilita exatamente isso, um espaço de experimentação e prototipação rápida, que só tem a contribuir com o desenvolvimento da Companhia”, finaliza Tatiana.
Depoimento de quem maratonou!
Natália Pedroso, da área de Marketing de Produto, foi uma das participantes do grupo vencedor da Maratona da Inovação, o Tipo Vc. Leia a seguir o que ela tem a dizer sobre a experiência.
“Participar da maratona foi um grande desafio. Eu sempre quis participar, mas achava que não conseguiria conciliar com as outras atividades. Este ano eu consegui e achei muito legal todo o processo. Senti como se eu estivesse participando de uma pós ou refazendo um TCC. Todas as semanas tínhamos alguma entrega. Foi bacana conciliar o trabalho da empresa com todas as entregas necessárias. Fora toda a diversão, a concorrência com os outros grupos, a adrenalina de esperar os resultados. Despertou um sentimento muito forte de pertencimento ao grupo e à Companhia. Gostei muito de desenvolver a Tipo Vc, um produto que tem tudo para voar daqui para a frente. O modelo é muito legal e sabemos que ele é viável.”
Conheça os grupos vencedores da Maratona da Inovação 2021
Solução: Ajuda o corretor a ter uma participação mais efetiva no Open Insurance, oferecendo uma plataforma que ajudará com oportunidades vindas de outras seguradoras e retenção de clientes atuais.
*3º lugar: Rosa
Grupo: Caroline Nobre, Leonardo Barral, Lucas Barrella, Renan Carpinelli e Aline Haddad.
Solução: Ajuda o corretor a não perder tempo, oferece um chatbox e um kit de onboarding que o ajudará com praticidade no dia a dia de trabalho e agilidade no atendimento para o seu cliente
*2º lugar: Viva bem
Grupo: Antônio Carlos Silva, Bruna Correia, Dayse Farias, Fabio Barbosa e Mauro Araújo
Solução: Ajuda o cliente a utilizar os benefícios do produto Vida, oferece uma plataforma de gamificação que o ajudará fornecendo benefícios por meio da troca de pontos no game
*1º lugar: Tipo Vc
Grupo: Everton Teotonio, Larissa Czelusmack, Natalia Pedroso e Thais Santos
Solução: Ajuda o cliente em uma contratação personalizada, oferecendo um seguro pessoal, com um modelo customizado – assegurando um pack de até 5 experiências ou bens que a pessoa mais valoriza.