Luzes, câmera, ação: é hora de integrar, expandir e inovar

A temporada estreia com novo posicionamento de marketing.

˝O mundo está mudando˝. Esta é uma das frases que mais escutamos atualmente. Ela se refere às transformações trazidas pela tecnologia, e também à forma como as pessoas se relacionam umas com as outras, com o meio, e com as empresas e marcas. O roteiro de vida está ficando menos linear e mais conectado com o mundo digital.

A forma como a Porto irá se relacionar com seus atuais e futuros clientes tem tudo a ver com essa conversa. Afinal, as mudanças estão aí e é preciso entendê-las para reagir a elas com criatividade e dinamismo.

Não se trata de deixar tudo o que foi feito de lado, mas aproveitar essa bagagem para construir um roteiro de sucesso para os próximos anos, aproveitando o momento para apresentar seu elenco de produtos. É esse o desafio da área de Marketing, que se desdobra em duas linhas: jogar os holofotes em direção à marca Porto Seguro e contribuir para a integração entre clientes e negócios.

Rivaldo Leite

Rivaldo Leite, vice-presidente de Vendas e Marketing.

Rivaldo Leite, vice-presidente de vendas e marketing da Porto Seguro, reforça que a grande aposta será no marketing institucional. Isso significa que a Porto se posicionará como marca – tanto em mídias tradicionais, como jornais e televisão, como na internet.

˝No passado, você via diversas campanhas do produto automóvel, que é muito forte. Os produtos mais maduros, como o Cartão de Crédito Porto Seguro, também estavam sempre na mídia porque tinham mais recursos para investir em publicidade, com receitas mais robustas. Nossa ideia é apresentar outros produtos, além de nos posicionar institucionalmente. Queremos que o cliente conheça a Porto Seguro e todas as soluções em produtos e serviços que podemos oferecer para ele, ampliando as possibilidades de negócio˝, explica.

Além disso, foram reunidas na mesma estrutura as áreas que lidam com o marketing de produto e de relacionamento e aquelas que desenvolvem ações voltadas aos corretores.

Queremos que o cliente conheça a Porto Seguro e todas as soluções em produtos e serviços que podemos oferecer.
Rivaldo Leite

Novos produtos, novos clientes

O novo posicionamento surge da necessidade de aumentar a base de clientes – lembra-se do sonho de dobrá-la em cinco anos? – além de cuidar dos que já se relacionam conosco e podem se interessar por outros produtos do grupo.

˝Temos produtos para os mais variados perfis, e sabemos o quanto a Porto Seguro é uma marca forte e confiável. As pessoas têm o sonho de ter o cartão, o seguro da Porto. Há uma história ótima de um segurado que, ao ser socorrido por um prestador, pediu para ele colocar no guincho que o atendia a lona da Porto˝, completa.

“Startups internas”: novos produtos, novos negócios

David Pereira

David Pereira, responsável pelos produtos Porto Faz, Renova e Reppara!

É impossível não se empolgar ao ouvir David Pereira, responsável pelos produtos Porto Faz, Renova e Reppara!, falar sobre o potencial que os chamados ˝serviços avulsos˝ oferecem à Companhia. Esses e outros produtos nascem para se conectar aos novos perfis de clientes e de consumo.

˝Somos uma empresa inovadora e a nossa história retrata bem isso. Mas, pelo nosso tamanho, nem sempre conseguimos acompanhar o mercado da mesma forma que empresas menores˝. É num contexto de rápidas transformações que os produtos com menor participação de mercado, ou como David prefere chamar, as ˝startups internas˝, se destacam.

˝Elas têm a responsabilidade de olhar para o cliente e suas necessidades e ser ágeis para testar, aprender e conectar a Porto Seguro com as iniciativas e os mercados que podem se tornar relevantes˝, explica.

O novo posicionamento de marketing, focado na marca Porto Seguro e em tudo o que a Companhia oferece, trará benefícios para esses produtos, na medida em que toda a linha de serviços estará mais nos holofotes.

Queremos que mais pessoas possam se conectar à marca por meio de produtos de menor custo.
David Pereira

Novas tendências, novos mercados

Observar as tendências de consumo e pesquisar bastante são passos fundamentais para conceber produtos inovadores. David destaca a expansão de produtos por assinatura. ˝Eles trazem comodidade, facilidade ou acesso a algo que o cliente não teria. Precisamos ser ágeis. Não teremos uma quantidade qualquer de produtos em um ano, mas sim um produto transformado e ajustado a partir dos feedbacks dos clientes˝.

Assim como Rivaldo, David acredita que um dos grandes objetivos é expandir a experiência com a marca, com os serviços e com o atendimento da Porto Seguro a novos clientes: ˝Queremos que mais pessoas possam se conectar à marca por meio de produtos de menor custo. Assim mais gente poderá usufruir de uma experiência de atendimento Porto Seguro, que é nosso grande diferencial˝, completa.

Você já conhece esses nossos (novos) produtos?

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