Ações que pavimentam sonhos reais

Programa de remuneração em ações, Porto em Ação coloca todo mundo na mesma embarcação.

Nossa atual temporada tem inspirado uma série de ações e iniciativas. Afinal, estamos correndo atrás do nosso sonho de dobrar o número de clientes, mostrando que somos mais do que uma seguradora, e sem perder a essência de ser cada vez mais um porto seguro para todos(as) que nos rodeiam: clientes, colaboradores(as), prestadores(as), e corretores(as). 

A partir disso, surgiu uma inquietação, uma vontade de pensar em novas maneiras de reconhecer todo o engajamento dos(as) colaboradores(as) na busca desse sonho, fazendo com que eles(as) sejam cada vez mais parte deste processo, inclusive do ponto de vista da remuneração. 

Lene Araújo, vice-presidente Institucional e Corporativo, e Carolina Zwarg, diretora de Pessoas e Sustentabilidade, bateram um papo com o Nosso Porto para contar um pouco mais sobre a iniciativa que reúne todos esses aspectos, o Programa Porto em Ação.

Olhar de dono(a) do negócio 

“Poderíamos ter proposto qualquer modelo, mas a ideia de apresentar um programa de ações é ir além da remuneração, materializando junto aos(às) colaboradores(as) a visão de que todos(as) são responsáveis pelo sucesso da Companhia, todos(as) são proprietários(as) dela. Acreditamos que esse enfoque gera uma série de benefícios para toda a comunidade Porto”, enfatiza Lene. 

Lene Araújo, vice-presidente Institucional e Corporativo (arquivo).

 

Para Carolina, o Programa traz também a possibilidade de sonhar e alçar voos maiores, afinal, quanto maior for a Companhia, maiores serão as pessoas envolvidas com ela. “Essa é uma ação que caminha neste sentido. Se a Porto alcança seu sonho de dobrar o número de clientes, cada colaborador(a) também passa a poder sonhar com conquistas maiores, pois são sócios(as) dela”, complementa. 

Além de permitir a realização de sonhos pessoais, o programa Porto em Ação traz um efeito complementar que dialoga com outras iniciativas da Porto voltada aos(às) colaboradores(as), como a oportunidade das pessoas aprenderem mais sobre educação financeira e investimentos. 

O Programa demonstra que cada colaborador(a) é protagonista desse sonho, responsável por fazer esse sonho acontecer
Lene Araújo
Esperamos que todos(as) aproveitem esse momento para se engajar ainda mais no atender com genuíno interesse, na parceria entre as áreas e na cooperação interna em busca dos nossos objetivos
Carolina Zwarg

Todos(as) na mesma embarcação!

Lene e Carolina reforçam que todos(as) os colaboradores(as) são elegíveis* para o Programa. Para participar, não é necessário fazer qualquer tipo de inscrição ou adesão, basta estar na Porto. 

Carolina Zwarg, diretora de Pessoas e Sustentabilidade (arquivo).

A cada trimestre, será fornecido um relatório de resultados, divulgado também no Bate-Papo com Roberto Santos, presidente executivo da Porto. “Se a Companhia atingir determinado número de clientes e alcançar a meta institucional, todos(as) ganham”, explica Lene. A apuração final dos resultados é feita junto à PLR. 

Vale ressaltar que o Programa Porto em Ação é uma iniciativa adicional e não tem qualquer impacto sobre as formas de remuneração já existentes.

“Queremos alcançar nosso sonho sem abrir mão do Jeito Porto de ser, com cada um(a) de nós olhando para os detalhes. As nossas competências nos guiam para seguirmos sendo únicos(as) na nossa cultura, na nossa forma de atender e de fazer o que fazemos melhor: ser um verdadeiro porto seguro”, ressalta Carolina.

“Enxergamos o Programa como uma forma de ampliar nosso propósito, de ser um porto seguro não só para os(as) clientes, mas para os(as) colaboradores(as), gerando movimento e oportunidades de trabalho, de forma que nosso sonho beneficie cada vez mais gente. As ações são o meio para a realização de sonhos reais”, crava Lene.  

Ao longo do ano, serão divulgadas mais informações do programa nos canais oficiais de comunicação interna da Porto.

*Por questões de legislação, colaboradores(as) da superintendência de Riscos e Auditoria possuem regras específicas para iniciativas desta natureza. Aprendizes e estagiários(as) também não são elegíveis ao Programa.

Preparando o vocabulário de investidor(a)

Pensando nos(as) colaboradores(as) que estão ingressando no mundo dos investimentos, o Nosso Porto preparou um breve glossário de termos financeiros para colocar todos(as) na mesma página. Bora conferir?

  • Ações são títulos negociados na bolsa que representam uma fração do capital social de uma empresa. Isso significa que quem adquire um papel de uma Companhia adquire uma parte dela. Essa parte é proporcional à aplicação e você se torna acionista ou sócio da companhia.
  • Carteira de ativos é o conjunto de aplicações financeiras que uma pessoa tem. Esse portfólio deve ser adequado ao perfil de risco e objetivos financeiros de quem investe.
  • Cotação é o valor estipulado para a compra de ativos no mercado financeiro. Por exemplo, as cotações do dólar e de ações mudam o tempo todo. Por isso, costumamos dizer que uma ação estava cotada a determinado valor, já que não tem um preço fixo. É a cotação que é utilizada como referência para perspectivas de valorização ou desvalorização do investimento no momento da compra.
  • Liquidez define a facilidade de resgate de uma aplicação financeira. Aplicações com muita liquidez, ou liquidez diária, podem ser resgatadas rapidamente ou em poucos dias. Já aplicações com baixa liquidez costumam possibilitar a conversão em dinheiro apenas no vencimento.
  • Rentabilidade é um dos termos financeiros mais importantes para quem investe. Significa o retorno do dinheiro investido. Ou seja, é a renda que cada aplicação gera. A taxa é expressa em porcentagem sobre o valor aplicado e pode ser pré ou pós-fixada.
  • Volatilidade representa o quanto um investimento oscila. Ações na bolsa costumam ter uma volatilidade maior do que a de fundos imobiliários, por exemplo.
Fonte: Blog Magnetis

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores