Venha viver na prática o que é ser um porto seguro para quem precisa

Não perca a oportunidade de se inscrever no Porto Voluntário!

“Só sabe o que é ser um voluntário quem já foi um dia”. A frase pode parecer clichê, mas quem participa ou já participou do Porto Voluntário não poderia estar mais de acordo com ela. Afinal, trata-se de uma oportunidade única para desenvolver a si e aos outros, contribuindo de forma efetiva para a sociedade.

O Porto Voluntário é um dos programas mais tradicionais da Porto em aspectos sociais. São muitos os seus diferenciais, entre eles o tempo de vida. Em 2021, o Programa completa 23 anos. Segundo Danilo Brito, um dos responsáveis pelo projeto e colaborador da área de Responsabilidade Social e Ambiental, seu objetivo é fortalecer a cultura de voluntariado engajando colaboradores, beneficiários das ações e instituições credenciadas.

É sobre ser cada vez mais um porto seguro

Danilo Brito, colaborador da área de Responsabilidade Social e Ambiental (arquivo pessoal).

Danilo conta que até o início da pandemia de Covid-19, cerca de 10% dos colaboradores da Companhia participavam do programa. “Atualmente, nossas ações são 100% virtuais e movimentam aproximadamente 7% dos funcionários”, coloca Larissa Czelusmack, uma das responsáveis pelo Porto Voluntário.  

Até 2007, as ações do Porto Voluntário foram pontuais, ou seja, aconteciam em dias determinados. Em 2013, já contando com atividades permanentes (com compromissos semanais), o Programa foi implantado em todo o Brasil. Em 2019, bateu o recorde de voluntários, superando-o novamente em 2020. Neste ano, foram abertas 161% mais vagas, além de implantadas novidades como a gamificação e a conversão das horas doadas em moeda. Danilo explica:

Cada hora dedicada pelo colaborador vira uma moeda virtual que a Porto converte e repassa para as instituições. No primeiro semestre, além dos serviços prestados pelos voluntários, serão investidos R$ 8.700,00 nas instituições“.

Outros indicadores reforçam o sucesso e a abrangência do Porto Voluntário. São mais de 3.900 pessoas atendidas, 2.300 horas doadas ao longo do primeiro semestre de 2021, e uma economia de R$ 99 mil para as instituições. Além disso, 9 entre 10 participantes declaram recomendar a participação no programa para outros colaboradores.

Larissa completa essa lista com um índice que vai além dos números: “Quando perguntamos aos voluntários quais palavras eles usariam para definir a experiência, as mais mencionadas são: aprendizado, gratidão, incrível, amor, empatia”. 

Jeito Porto na prática

Larissa Czelusmack, colaboradora da área de Responsabilidade Social e Ambiental (arquivo pessoal).

Desde 2018, o Porto Voluntário faz parte do Programa de Desenvolvimento Individual, o famoso PDI. Ou seja, além de tudo o que já citamos, ele é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal que auxilia os colaboradores na aquisição das competências relacionadas à nova temporada. 

“Os líderes notam mais motivação e melhora do relacionamento com a equipe. Os voluntários se desenvolvem enquanto atuam, voltam mais felizes para suas áreas e se sentem protagonistas de uma transformação”. Larissa ressalta que a atuação do voluntário vinculada ao desenvolvimento, além de trazer economia de custos, revela a oportunidade de vivenciar na prática as competências. 

Há uma conexão forte entre o Porto Voluntário e o sonho da Nova Temporada
Danilo Brito

É incrível ser um voluntário!

No período de inscrições, os candidatos acessam a página do Porto Voluntário e podem escolher onde e como atuar. É possível desenvolver atividades como mentoria para jovens, apoio a refugiados, educação socioambiental, aulas de artesanato, aulas de inglês e muitas outras. Dentro de cada segmento estão as ações disponíveis e a lista de tarefas que corresponde a cada uma delas. 

Todos os inscritos passam por uma capacitação que detalha as atividades, o que se espera do voluntário e quais são as necessidades. A pluralidade de ofertas é um dos grandes diferenciais do Programa, bem como o formato, que permite que o funcionário atue de forma recorrente durante o expediente, sem descontos na folha de pagamento.  

Apostamos que você mal pode esperar para participar do Porto Voluntário, não é mesmo? Então fique de olho, porque as inscrições começam no dia 23 de agosto!

Atuar como voluntário é gerar potência que transforma vidas. E também uma oportunidade leve de usar seu tempo e talento em um resultado coletivo de transformação social. Vem ser + Incrível, vem somar ao Porto Voluntário!
Larissa Czelusmack

Vem aí a semana do voluntariado!

Em 28 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado. E para celebrar a data, a Porto está organizando, entre 23 e 28/08, a Semana do Voluntariado. Combinamos de não dar muitos spoilers, mas podemos dizer que os 343 participantes do Programa no primeiro semestre receberão uma surpresa no conforto de seus lares. Além disso, teremos o lançamento de mais um episódio do podcast Porto de Partida, falando sobre o tema e a abertura das vagas para o segundo semestre. 

Bora fazer a diferença? 

O que dizem os nossos voluntários

Nada melhor do que ouvir quem participou e participa para termos uma ideia do significado dessa experiência. 

Fabiana Cruz, Revendas (arquivo pessoal).

“Ser voluntária é a experiência mais gratificante da minha vida. Não é apenas sobre fazer o bem, mas também sobre lidar com o novo, se desafiar, ser importante para quem precisa e muitas vezes fazer a diferença na vida de alguém que nem imaginaríamos conhecer. No final, quem sai ganhando é o próprio voluntário. E esse ganho é imensurável”.
Fabiana Cruz, Revendas

Ari Neves, Vistoria Prévia (arquivo pessoal).

“Participo do Porto Voluntário sempre que tenho disponibilidade, sobretudo pela oportunidade de aprender. Quando me disponibilizo a aprender uma ferramenta para passar adiante  para um jovem, eu aplico o que aprendi. Neste ano em que estamos distantes, eu aprendi a editar vídeos, a falar com clareza com o celular gravando, a passar uma informação de forma descontraída. Eu jamais pensei que em algum momento da minha vida estaria produzindo conteúdo para essa galerinha, e trocando com eles. Tudo isso é aprendizado. E eu acredito na máxima de que todo mundo tem algo para ensinar para alguém. E mesmo quando as atividades eram presenciais, eu sempre aprendi algo com as crianças, com os idosos”.
Ari Neves, Vistoria Prévia

Ludmila Almeida, Sucursal Digital – Multicanal e Porto Store (arquivo pessoal).

“O Porto Voluntário é um presente. Ao menos uma vez na vida as pessoas deveriam vivenciar essa experiência. Quando nos dispomos a fazer algo pelo outro estamos fazendo algo muito maior para nós mesmos. Eu tenho comigo que o voluntariado ajuda inclusive a desenvolver as competências que vão de encontro à nova temporada. Sair da nossa bolha para ajudar o próximo é desprendimento, parceria, e também coragem para enfrentar as diferenças e ajudar a transformá-las. Sou voluntária com muito orgulho e convido todo mundo para viver isso comigo”.
Ludmila Almeida, Sucursal Digital – Multicanal e Porto Store

Alexandre Estevan, Informações Gerenciais – Vidros, Peças e Oficinas (arquivo pessoal).

Tenho muita gratidão pela oportunidade de ser voluntário na Porto Seguro há mais de 15 anos. Comecei nas ações pontuais que ocorriam semanalmente, e a partir daquele dia não quis mais parar. Convivendo com as crianças, jovens e idosos, ganhei experiências para melhorar meu trabalho, meu jeito de ser e minha vida. Fico muito contente em conhecer, acompanhar e participar da história do voluntariado na Porto desde o início, com muitos voluntários engajados em ações recorrentes, muitas instituições envolvidas e muitas pessoas atendidas”.
Alexandre Estevan – Informações Gerenciais – Vidros, Peças e Oficinas

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores