Todos JUNTOS somos fortes!

Grupos de afinidade inauguram nova fase do programa de diversidade e inclusão da Porto

Em setembro de 2020, a Porto Seguro começou a trabalhar de forma mais sistemática com o tema da diversidade e inclusão. A criação do JUNTOS foi um passo muito importante para envolver toda a Companhia e aumentar o nível de conhecimento sobre o tema.

Agora, o JUNTOS entra em nova fase, com a construção dos grupos de afinidade. Seu objetivo é aprofundar as discussões e formular iniciativas para as bandeiras raça e etnia, gênero, pessoas com deficiência e LGBTI+ (no futuro, haverá também um quinto grupo, voltado para a questão das gerações). 

As inscrições para participação nos grupos foram abertas no mês de setembro e mais de 250 colaboradores, entre Porto e Azul, manifestaram o desejo de participar. 

Estruturando os trabalhos do Portall

Atualmente, a Porto conta com uma estrutura que dá suporte às iniciativas em diversidade e inclusão. O Comitê Executivo é formado por Roberto Santos, presidente executivo, pelos vice-presidentes Lene Araújo, Celso Damadi e Rivaldo Leite, e pelos CEO’s Marcos Loução e Marcelo Picanço.

O Comitê de Diversidade, encabeçado por Carolina Zwarg e Andresa Cruz, define as estratégias do programa de diversidade e realiza o follow-up das ações com os grupos de afinidade, além de garantir o alinhamento da estratégia com o comitê executivo. Já o Fórum de Diversidade e Inclusão (composto por César Pedro, Michele Sene, Vivian Marques Oliveira, Cláudia Moreno e Kaline Barros) é responsável por apurar o olhar para essas questões dentro da Porto, de forma mais abrangente e institucional, além de apoiar as decisões do comitê. 

Finalmente, há o Portall (Porto para todos), os chamados grupos de afinidade. Cada grupo será formado por um líder, um colíder, líder de RH, líder de comunicação e mais oito integrantes chamados de promotores. Os grupos contam também com um VP/CEO como sponsor, além de madrinhas e padrinhos. 

As reuniões dos grupos serão quinzenais. Após um ano, novos colaboradores poderão se inscrever para que mais pessoas possam participar.

 

Cesar Pedro, colaborador do Marketing Institucional (arquivo).

Cesar Pedro, colaborador do Marketing Institucional e membro do Fórum de Diversidade e Inclusão, explica que os grupos serão formados por pessoas representativas de cada bandeira. “Para a seleção, pedimos que os interessados contassem um pouco de suas histórias e a conexão com cada tema, mas a ideia não é contarmos apenas com quem tem conhecimentos profundos, até para que haja trocas entre pessoas com experiências distintas e o aprendizado seja uma via de mão dupla”. 

Ele ressalta também a importância da interseccionalidade, afinal há questões comuns a todos os grupos. Por isso, é bem importante que os grupos também dialoguem e troquem entre si. 

“É preciso que as ações de cada grupo não se restrinjam às datas comemorativas, como o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ou o mês de junho, que concentra atividades relacionadas à causa LGBTI+”, relata Cesar. “Nossa missão é fazer com que os temas ganhem força dentro da Companhia e que os grupos mantenham as pautas vivas, gerando transformação para além das datas”, completa. 

O papel do Portall é dar voz aos grupos minorizados e também promover a troca entre eles e os executivos
Cesar Pedro

Somos todos aliados

Lucas Cruz, da Diretoria de Pessoas (arquivo).

Lucas Cruz, colaborador da Diretoria de Pessoas e líder de RH do grupo LGBTI+, está animado para o início dos trabalhos dos grupos. “Estou na Porto há dez anos e a companhia que temos hoje é muito diferente da que entrei. Influenciar e participar dessa mudança, apoiando e dando voz às pessoas, é incrível”.

Para Lucas, os grupos serão ambientes seguros em que os participantes poderão trazer ações efetivas, que façam com que os colaboradores se sintam cada vez mais representados. Como líder de RH, seu papel é fornecer informações, dados e materiais, pensar em indicadores e entender o que é necessário do ponto de vista das pessoas, levando em conta a jornada do colaborador. 

Mas e os colaboradores que não foram chamados para a primeira rodada dos grupos? Tanto Cesar como Lucas sugerem que eles se tornem aliados. “Todos recebem follow-ups de tudo o que for discutido nos grupos e podem fazer sugestões”, coloca Cesar. 

Para quem tem interesse em adquirir mais conhecimento, Lucas sugere o curso de “vieses inconscientes”, disponível na Plataforma Elo, e visitas à página do JUNTOS na Portonet. E Cesar ressalta que qualquer pessoa poderá enviar suas colaborações, dúvidas, sugestões para o programa pelo e-mail  diversidade.inclusao@portoseguro.com.br. 

Meu convite é para que sejamos todos aliados, buscando conhecimento, levantando dúvidas. Aliás, não tenham medo de ter dúvidas! Estamos aqui para explicar e desmistificar tudo o que for necessário
Lucas Cruz

Diversidade + inclusão = inovação 

Ariane Ferreira, gerente de Recursos Financeiros (arquivo pessoal).

Ariane Ferreira, gerente de Recursos Financeiros, foi convidada para participar do Comitê de Diversidade e aceitou prontamente. Para ela, o JUNTOS é uma iniciativa desbravadora, de grande valor para a Companhia, para os colaboradores e para a comunidade. E duas palavras sintetizam bem a essência do JUNTOS: genuíno interesse.

“Não é mais um olhar interno e sim o nosso olhar para com o outro. É sobre equidade, capacitação, desenvolvimento, respeito, parceria, oportunidades para todos: para negros, mulheres, LGBTI+ e pessoas com deficiência”, argumenta.

Além disso, construir um time criativo e inclusivo pressupõe diversidade. “Pessoas diferentes ouvem coisas diferentes, leem coisas diferentes, compartilham tendências diferenciadas, transformam e aumentam o potencial do time e dos negócios, trazendo resultados mais efetivos, estratégicos e uma melhor experiência ao todo. “Proporcionamos inovação, investindo em diversidade e inclusão. A Porto pode se tornar referência para o mercado ao apoiar a formação e disseminação deste conceito”, conclui Ariane.

JUNTOS transformaremos o respeito às diferenças em um valor, uma premissa
Ariane Ferreira

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores