O Estilo Porto de nossos hermanos

Como o Jeito Porto se materializa na Porto Seguro Uruguai.

Ilustração de uma bandeira do Uruguai tremulando: um retângulo com listras brancas e azuis, e um círculo amarelo no canto superior esquerdo. O mastro da bandeira é cinza escuro e o fundo da imagem é amarelo.Quando pensamos no Uruguai, o que nos vem à cabeça? Um friozinho, uma poderosa seleção de futebol, alfajores, vinhos, lindas paisagens e as agitadas areias de Punta del Este? Mas, há 25 anos, falar no Uruguai é também falar na Porto Seguro, que iniciou suas atividades no país vizinho em 1995. 

Nesse período, a Porto Seguro Uruguai consolidou sua imagem e ampliou sua presença, sua gama de produtos e serviços, e sua rede de corretores e prestadores. Atualmente, conta com 166 colaboradores diretos em todo o país, alocados na sede principal, em Montevidéu, e em seis sucursais nas cidades de Salto, Paysandú, Colonia, San José, Ciudad de la Costa e Maldonado.

 


La nueva temporada

Homem branco, de cabelos curtos pretos, veste camisa social branca, paletó marrom claro, e está em pé à frente uma parece onde vê-se a logomarca da Porto Seguro.

Fernando Viera, Diretor da Porto Seguro Uruguai (arquivo).

Em 2020, nossos colegas uruguaios participaram ativamente do lançamento da nova temporada. Segundo Fernando Viera, Diretor da Porto Seguro Uruguai, trabalhar na conscientização das equipes num ano em que todos estiveram fisicamente distantes foi um belo desafio. “De todo modo, o distanciamento não foi um impedimento. Com o apoio que recebemos da Porto Seguro Brasil passamos sem dificuldades pelas diferentes etapas de comunicação, aprofundamento e disseminação relacionadas à nova temporada˝, explica.

˝Numa empresa com uma forte cultura organizacional, é natural que as novas gerações de colaboradores rapidamente absorvam os valores que nos tornam diferentes. E a nova temporada veio para fortalecê-los˝, coloca Fernando.

Integrar clientes e negócios e ser cada vez mais um porto seguro tem muito a ver com a nossa essência e com a nossa identidade
Fernando Viera

Estilo Porto

Edifício em formato retangular, de três andares, lateral de janelas com grades horizontais cinza e pilastras brancas, com a logomarca da Porto Seguro na frente.

Escritório da Porto Seguro Uruguai, em Montevidéu.

A Porto Seguro Uruguai se sente plenamente identificada com o Jeito Porto, ou Estilo Porto, em castelhano. E, assim como no Brasil, é conhecida e identificada por seu jeito de ser pelos mais diferentes parceiros. 

˝Nos pareceu muito acertada a forma como a nova temporada se estrutura nos pilares do Jeito Porto e seus desdobramentos nas seis competências. É muito coerente e reforça os conceitos adotados há muito tempo˝, argumenta Fernando.

 

As seis novas competências se conectam muito bem ao Jeito Porto e aos nossos valores fundamentais
Fernando Viera

 

Ele destaca o papel dos líderes para colocar em prática os pilares e competências, e a gestão de desempenho como uma maneira potente de reforçar a performance e a melhoria contínua. ˝Vincular nossas ações e decisões, das mais simples às mais estratégicas, ao Jeito Porto é a chave para reforçar essa adesão˝, finaliza. 

Estilo Porto na prática

Mulher branca, de cabelos louros e lisos, na altura do ombro, sorri com uma das mãos apoiando a lateral do rosto.

Virginia Pettinari, Executiva de Corretores e Atendimento de Filiais (arquivo)

Para Virginia Pettinari, Executiva de Corretores e Atendimento de Filiais, o Estilo Porto significa “estar sempre à frente face às adversidades que possam surgir, desenvolvendo uma visão integrada, não perdendo a coragem, a criatividade, o desprendimento e o sentimento de parceria”.

Colaboradora da Porto Seguro Uruguai há 21 anos, ela entende que a materialização do Jeito Porto no dia a dia acontece quando “puxamos o barco para a frente, com orgulho, responsabilidade, dedicação e empatia”, completa.

Ao incorporar humildemente esses conceitos em nossas vidas, não há obstáculos que não possam ser superados
Virginia Pettinari

Um porto seguro para quem mais precisa

Durante a pandemia de Covid-19, a Porto Seguro Uruguai demonstrou o que significa atuar de acordo com o Jeito Porto, seus pilares e competências. Fernando detalha algumas das medidas  tomadas num dos momentos mais difíceis da história do país.

˝Quando a emergência sanitária foi decretada e chegaram as recomendações para que as pessoas não saíssem de casa, desenvolvemos meios de pagamento ‘a distância de um clique’. Isso foi possível graças ao trabalho em equipe de diversos setores que, a partir de suas casas, conseguiram desenvolver essa funcionalidade em tempo recorde.

Por outro lado, quando os impactos da pandemia começaram a ser sentidos na economia, permitimos que todos os segurados em dificuldades atrasassem o vencimento de seus planos por 30 dias. Esta alternativa foi muito bem recebida e valorizada por corretores e clientes.

Ao mesmo tempo, reforçamos os canais de comunicação não presencial, por meio de plataformas digitais, para não perdermos a proximidade e qualidade humana do serviço. Mostramos que na pior situação que o país já viveu, estamos 100% ativos, tomando decisões ágeis, sempre com empatia. E confirmamos que, apesar das circunstâncias, a Porto Seguro Uruguai não para, mas se transforma˝.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores