Um porto seguro para as pessoas e seus sonhos

Segurança, saúde e conquistas para estarmos cada vez mais perto.

No dia 12 de abril, todos os times da Porto estavam ligados no Porto Day para uma surpresa: após 15 anos, a marca Porto Seguro passaria por uma nova transformação, em sintonia total com o sonho da Temporada, com a organização da Companhia em verticais, com a nossa essência e com a visão de que somos muito mais do que uma seguradora.

Roberto Santos, presidente executivo da Porto (arquivo).

Esse evento, inovador em todos os aspectos (falaremos mais dele em seguida), trouxe grandes novidades que amarram com muita clareza os objetivos que queremos atingir com a nova marca, a forma como nos enxergamos e como queremos que nossos(as) clientes nos enxerguem. Afinal, como diz Roberto Santos, nosso presidente executivo, “a Porto sempre esteve um passo à frente.” 

E como temos o objetivo de estar mais próximos, participando de todas as etapas da vida de nossos(as) clientes, e sermos cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos, seremos chamados pelo apelido pelo qual já somos conhecidos por 89% de nosso público. A partir de agora, a Porto Seguro é Porto.

Estamos nos transformando digitalmente para ir cada vez mais atrás do nosso propósito de ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos
Roberto Santos

Uma nova Porto: mais moderna e conectada

Luiz Arruda, diretor executivo de Marketing da Porto (arquivo).

Luiz Arruda, diretor executivo de Marketing da Porto, conta que seu time vem trabalhando na construção da nova marca desde novembro de 2020. “Ao longo de 2021, discutimos o que queríamos com essa transformação: modernizar, ter uma marca conectada ao mundo digital e com as novidades do futuro”.

 

Para isso, foi desenvolvida uma identidade que representasse esse espírito. A vela da Porto, por exemplo, se torna mais cheia e inflada, fazendo jus ao processo de aceleração pelo qual passa a Companhia e transbordando nossa essência, que fica cada vez mais próxima do público.

Temos uma marca forte e confiável, nossos produtos estão presentes em todos os momentos da vida dos(as) clientes. Somos uma lifetech, uma empresa que usa tecnologia para cuidar das pessoas, e nossa marca precisa representar isso
Luiz Arruda

A Porto fica mais próxima e moderna. E, para trabalhar este conceito, também estará presente como patrocinadora em grandes acontecimentos, como Fórmula 1, Rock in Rio e Campus Party. “Dobrar o número de clientes é isso, é sobre estar mais presente no dia a dia das pessoas”, crava Arruda. 

Segurança, saúde e aceleração

Estabelecer o apelido Porto para a holding abriu caminho para que cada vertical assumisse sua identidade e vocação. Dessa maneira, elas se tornaram: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Bank. Esse passo se conecta à estratégia de crescimento, com as verticais ganhando mais velocidade. 

As verticais são parte de um ecossistema forte, amplo que vai muito além do seguro
Roberto Santos

“Falaremos menos de acidentes ou risco e mais sobre liberdade, conquistas. Nós respaldamos as pessoas com a Porto Seguros; garantimos seu bem-estar com a Porto Saúde, e as incentivamos a sonhar e alcançar mais objetivos com o Porto Seguro Bank”, coloca Arruda.

Alguns produtos também passaram por modificações, sendo rebatizados com nomes mais descritivos, como o Tech Fácil, que se tornou Celular por Assinatura. “Construímos uma estratégia de arquitetura monomarca. Dessa forma, o cliente sempre sabe o que está consumindo”, explica Arruda.  

Tudo está apenas começando

E agora que a nova marca da Porto foi devidamente apresentada e celebrada por colaboradores(as), prestadores, corretores(as) e clientes, será que nossas mentes criativas podem tirar férias? Nada disso, pois Arruda explica que o trabalho está apenas começando. “Temos o desafio de comunicar essa essência, ajudar o(a) consumidor(a) a entender sua jornada. Nosso filho nasceu e agora precisa ser criado”, anima-se.

Arruda aproveita para agradecer o time de Marketing, pois foram tempos de muito suor e muita inspiração. E a atitude de resiliência e insistência abrangeu muitas outras áreas. “Estamos num caminho muito bacana de construção de times. A Companhia inteira abraçou a nova marca para colocá-la na rua, o Jurídico, RH, Financeiro, os acionistas sempre incentivando o trabalho. É um marco na nossa história. Afinal, só conseguiremos ser um porto seguro para as pessoas e seus sonhos se estivermos unidos(as)”, finaliza.

As pessoas são grandes quando a empresa é grande. Temos CEOs focados, produtos definidos, proposta de valor entregue, arquitetura de marca organizada. É um círculo virtuoso, em que todo mundo cresce junto
Luiz Arruda

Porto Day: um desafio com a cara da nova marca da Porto

Regina Cordeiro e o time de Live Experience da Porto: Vanessa Grespan, Matheus Oliveira Santos, Fabio Almeida e Diogo Rios (arquivo).

Inovadores(as) e sempre prontos(as) para encarar um desafio. Se essas são as principais características dos times da Porto, um evento como o Porto Day só poderia ter sido um sucesso, não é mesmo? 

Regina Cordeiro, colaboradora do time de Live Experience, conta um pouco do que foi colocar de pé a ação que apresentaria a nova marca da Porto para todos e todas, e que, até agora, já foi assistida por mais de 52 mil pessoas. 

“É o primeiro Porto Day em que a gente envolve todos os públicos. Antes, tínhamos um evento menor, o Investor Day, que acontecia anualmente e trazia informações focadas no mercado investidor. 

Até que recebemos a proposta de fazer um evento maior, trazendo novidades como o lançamento da marca, apresentando as verticais para o mercado, e posicionando os produtos. O modelo que encontramos foi organizar uma atividade não presencial, com um palco gigante e totalmente tecnológico, mostrando ao mundo nossa vocação de lifetech. Foram quatro meses de preparação. Começamos a montar a estrutura no dia 28 de março, fizemos a gravação dia 5, e finalizamos todo o vídeo no dia 11 de abril, à noite.

Para tocar tudo isso, foi montada uma squad muito unida, bem administrada, com participação dos times de Marketing, Live Experience, PR, Branding, CRM, CX, Social, entre muitos outros, e que conseguiu amarrar as pontas e apresentar algo que dialogasse com o público final, com corretores(as), colaboradores(as) e investidores(as). Em menos de 24 horas, batemos mais de 52 mil visualizações. 

Para mim, que tenho 22 anos de empresa, foi extremamente emocionante. Na hora em que o Bruno Garfinkel fala: ‘agora somos Porto’, as pessoas que estavam assistindo à transmissão no Teatro Porto bateram palmas, choraram, realmente viveram aquele momento. Foi uma oportunidade para que todos(as) vissem que não somos mais só uma seguradora, para que soubessem de tudo o que está acontecendo. Foi totalmente diferente do que já fizemos. E ano que vem tem mais! 

Foi muito bonito também ver que no dia do evento o prédio ficou cheio, que todo mundo veio para cá porque queria saber o que ia acontecer. Alguns times organizaram cafés da manhã e confraternizações que não aconteciam desde o início da pandemia. 

Na hora em que eu vi a mudança de marca, minha sensação foi de pensar em tudo o que vivi para ver esse momento. E saber que, mesmo com uma nova marca, um novo posicionamento e todo o crescimento, a Porto mantém sua essência.”

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