Quem tem Porto, tem (quase) tudo!

Novo posicionamento de marketing reforça a nossa essência e aproxima o cliente.

A Porto é conhecida como uma empresa low profile, que sempre preferiu fazer em vez de falar. Mas, com os desafios trazidos pela nova temporada, sobretudo o sonho de dobrar o número de clientes, aos poucos foi crescendo a percepção de que algo precisava mudar: nossa forma de nos comunicar!

Luiz Arruda, diretor executivo de Marketing (arquivo).

A partir dessa necessidade, Luiz Arruda, diretor executivo de Marketing, recebeu a missão de desenvolver um posicionamento de marketing que abraçasse todo o portfólio de produtos da Porto. 

“Percebi que não estávamos explorando o ecossistema da Porto. Tendo o cliente no centro, como eu explico todos os produtos? Quando olhamos para a essência da Companhia, percebemos a preocupação com o atendimento e o cuidado nas relações que, apesar de muito explorado, sempre foi centrado em Auto. O trabalho do portfólio de maneira estratégica permite um crescimento mais acelerado”, explica ele.

 

Quem tem Porto, tem Auto, Saúde, Previdência, Celular e muito mais

A Porto já é reconhecida como uma marca confiável, segura, inovadora e antenada às tendências. Mas existe a percepção de que a inovação aconteceu de uma maneira mais rápida do que comunicamos. E esse é o cerne da campanha “Quem tem Porto, tem”. 

“Neste momento, com as novas gerações chegando e os desafios de crescimento que temos, a campanha ‘Quem tem Porto, tem’ vai trazer tudo isso com humor, falando sempre de mais de um produto”, explica Arruda. Quando atrelamos o nome da Porto ao produto, ganhamos corpo. Essa é a ideia da campanha de multiportfolio, sempre pensando no cliente, que poderia ter tudo no mesmo ecossistema de inovação”, continua. 

"Quem tem Porto, tem" mostra que quem tem Porto, tem praticamente tudo o que pode ser útil e facilitar a vida nos mais diversos momentos
Luiz Arruda

Arruda explica que para a campanha funcionar era preciso construir uma arquitetura de comunicação que servisse para tudo que a Porto tem, além de ressaltar o desejo de inovação que está no DNA da Companhia desde sempre. Para cumprir seu objetivo, a comunicação precisa de três elementos: uma mensagem que seja sempre igual, construa uma conexão muito forte com o cliente e mantenha a essência e os valores da marca. 

Centralidade do cliente

Quem assistiu à última edição do BBB já teve uma ideia do que vem por aí. A Porto programou não só inserções nos intervalos do programa, mas respostas em tempo real que conversavam com o público e com os acontecimentos que foram ao ar. 

Um exemplo foi a comunicação feita após uma discussão entre os participantes. Nas redes sociais, a Porto aproveitou a desavença para cravar: “Seguro contra a lavagem de roupa suja, nem a Porto tem. Mas seguro de carro, quem tem Porto, tem”. 

“Não é só sobre a Porto ter tudo, mas construir a percepção de que ela está em tudo para o cliente. E isso significa humanizar a marca, participar de discussões em que o cliente está inserido. Queremos que esse slogan se torne um jargão, que pegue e seja reproduzido pelas pessoas”, afirma Arruda.

É sobre ser um porto seguro para todos, em qualquer lugar

Segundo ele, a percepção do cliente em determinadas regiões do país é diferente. “É por isso que trabalhamos numa matriz focada no cliente, trabalhando filmes e mensagens diferentes de acordo com essa percepção”, coloca. 

Além disso, “Quem tem Porto, tem” se adequa a qualquer canal: corretores, atendimento, produtos, serviços, essência. E mesmo que seja focada nas necessidades do cliente, como a própria Ivete Sangalo diz, #CorretorEPraSempre.

Orgulho de pertencer

“A Porto construiu tudo o que construiu pela essência, e ela preparou a marca para esse momento”, acredita Arruda. Ele completa: é a Porto de sempre, mas agora olhando para fora, para o cliente, e conversando com ele. A essência, a humildade e a prestatividade são as mesmas”, finaliza. 

Os colaboradores estão muito felizes e orgulhosos em comunicar tudo de bom que a Porto tem e faz. Está todo mundo gritando junto que quem tem Porto, tem!
Luiz Arruda
Diz aí: o que mais chama a atenção no novo posicionamento da Porto?
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