Novo posicionamento de marketing reforça a nossa essência e aproxima o cliente.
A Porto é conhecida como uma empresa low profile, que sempre preferiu fazer em vez de falar. Mas, com os desafios trazidos pela nova temporada, sobretudo o sonho de dobrar o número de clientes, aos poucos foi crescendo a percepção de que algo precisava mudar: nossa forma de nos comunicar!
Luiz Arruda, diretor executivo de Marketing (arquivo).
A partir dessa necessidade, Luiz Arruda, diretor executivo de Marketing, recebeu a missão de desenvolver um posicionamento de marketing que abraçasse todo o portfólio de produtos da Porto.
“Percebi que não estávamos explorando o ecossistema da Porto. Tendo o cliente no centro, como eu explico todos os produtos? Quando olhamos para a essência da Companhia, percebemos a preocupação com o atendimento e o cuidado nas relações que, apesar de muito explorado, sempre foi centrado em Auto. O trabalho do portfólio de maneira estratégica permite um crescimento mais acelerado”, explica ele.
Quem tem Porto, tem Auto, Saúde, Previdência, Celular e muito mais
A Porto já é reconhecida como uma marca confiável, segura, inovadora e antenada às tendências. Mas existe a percepção de que a inovação aconteceu de uma maneira mais rápida do que comunicamos. E esse é o cerne da campanha “Quem tem Porto, tem”.
“Neste momento, com as novas gerações chegando e os desafios de crescimento que temos, a campanha ‘Quem tem Porto, tem’ vai trazer tudo isso com humor, falando sempre de mais de um produto”, explica Arruda. Quando atrelamos o nome da Porto ao produto, ganhamos corpo. Essa é a ideia da campanha de multiportfolio, sempre pensando no cliente, que poderia ter tudo no mesmo ecossistema de inovação”, continua.
Arruda explica que para a campanha funcionar era preciso construir uma arquitetura de comunicação que servisse para tudo que a Porto tem, além de ressaltar o desejo de inovação que está no DNA da Companhia desde sempre. Para cumprir seu objetivo, a comunicação precisa de três elementos: uma mensagem que seja sempre igual, construa uma conexão muito forte com o cliente e mantenha a essência e os valores da marca.
Centralidade do cliente
Quem assistiu à última edição do BBB já teve uma ideia do que vem por aí. A Porto programou não só inserções nos intervalos do programa, mas respostas em tempo real que conversavam com o público e com os acontecimentos que foram ao ar.
Um exemplo foi a comunicação feita após uma discussão entre os participantes. Nas redes sociais, a Porto aproveitou a desavença para cravar: “Seguro contra a lavagem de roupa suja, nem a Porto tem. Mas seguro de carro, quem tem Porto, tem”.
“Não é só sobre a Porto ter tudo, mas construir a percepção de que ela está em tudo para o cliente. E isso significa humanizar a marca, participar de discussões em que o cliente está inserido. Queremos que esse slogan se torne um jargão, que pegue e seja reproduzido pelas pessoas”, afirma Arruda.
É sobre ser um porto seguro para todos, em qualquer lugar
Segundo ele, a percepção do cliente em determinadas regiões do país é diferente. “É por isso que trabalhamos numa matriz focada no cliente, trabalhando filmes e mensagens diferentes de acordo com essa percepção”, coloca.
Além disso, “Quem tem Porto, tem” se adequa a qualquer canal: corretores, atendimento, produtos, serviços, essência. E mesmo que seja focada nas necessidades do cliente, como a própria Ivete Sangalo diz, #CorretorEPraSempre.
Orgulho de pertencer
“A Porto construiu tudo o que construiu pela essência, e ela preparou a marca para esse momento”, acredita Arruda. Ele completa: é a Porto de sempre, mas agora olhando para fora, para o cliente, e conversando com ele. A essência, a humildade e a prestatividade são as mesmas”, finaliza.