Porto Seguro 75+. Mais presente, mais digital, mais cliente

Digitalização, centralidade no cliente e outras pautas que vamos construir juntos nos próximos anos da Companhia, começando agora.

˝A Porto não para, a Porto se reinventa. Está o tempo todo buscando alguma coisa, fazendo algo diferente, mas sem perder a sua essência˝. Rivaldo Leite, vice-presidente Comercial e de Marketing da Porto Seguro, resume não só o espírito da Companhia, que acaba de completar 75 anos, mas a forma como o Nosso Porto escolheu celebrar a data.

Toda a experiência que acumulamos com o passar dos anos só é válida se aplicada a um projeto contínuo de desenvolvimento e superação de desafios
Rivaldo Leite

Ao fazer aniversário, a Porto mira o futuro, reforçando a busca pela melhor experiência para o cliente. Isso significa não só estar de olho nas tendências, mas permanecer aberta a ouvir o que têm a dizer clientes, colaboradores, corretores, e todos que fazem parte do nosso universo.

Rivaldo Leite, VP Comercial e de Marketing (arquivo).

Para Rivaldo, as grandes sacadas da Porto sempre estiveram ligadas a essa sensibilidade. ˝Muitas campanhas e ações bem-sucedidas nasceram da observação e da proposição de nosso time, como o brake light, que alguém viu na Europa e trouxemos para o Brasil, o 333-Porto, que também foi uma ideia vinda do exterior, e até o famoso lanchinho, que nasceu da vontade de um guincheiro de atender melhor os clientes que aguardam o rebocamento de seus veículos˝, conta.

Quiz: Na história da Porto, você é o kit lanche ou o brake light?

De olho no digital

Muito se fala sobre a necessidade das empresas de abraçar o universo digital para crescer. Mas, enxergar esse processo como uma simples digitalização de produtos e serviços não é o bastante. É preciso entender como a digitalização beneficia o cliente e o aproxima da Porto. Essa é a perspectiva do produto Saúde, que está passando por uma verdadeira transformação digital (veja a seguir).

Para Rivaldo, a Porto já tem sido pioneira em adotar serviços e produtos on-line. A novidade agora é a percepção de que uma área digital mais avançada, que reúna inteligência artificial a outras ferramentas, demanda concentração. ˝Acredito que a Companhia irá evoluir para um espaço concentrado de squads. A Porto está em busca disso, mas mantendo sempre a essência e o nosso jeito˝, coloca.

Muito além de uma seguradora

˝Queremos mostrar que a Porto Seguro não é apenas uma seguradora de automóveis, mas um grupo que tem vários outros produtos, como financiamentos, cartão de crédito, planos de previdência, Reppara, Porto Faz, Consórcio Sustentável˝, explica Rivaldo. 

E não são poucas as novidades que vêm pela frente. Rivaldo menciona algumas, como o financiamento de automóvel com seguro, o Porto Cuida (veja mais em Negócios), e o aluguel de celulares. A preocupação em criar novos produtos, que atendam às necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, ampliem a experiência de atendimento da Porto para novos públicos, dialoga com a nova temporada e com o sonho de dobrar o número de clientes em cinco anos.

Porto Saúde: reinvenção pela prevenção

Marcelo Zorzo, diretor do Porto Seguro Saúde. (crédito: Fernando Martinho).

Para Marcelo Zorzo, diretor do Porto Seguro Saúde, a reinvenção desse produto que existe há vinte anos passa tanto pela criação de novos serviços como por uma estratégia de marketing que o torne mais conhecido.

A busca do produto vem da percepção de que somente a prevenção é capaz de evitar os gargalos que os serviços de atenção à saúde enfrentam, tais como exames desnecessários, abandono do tratamento (que leva a novas consultas e exames quando o problema volta a se manifestar) e a insegurança do cliente.

Esses aspectos impactam diretamente não só a qualidade de vida do colaborador, mas a empresa, que sofre com faltas frequentes e queda de produtividade.

˝Ser o porto seguro para cuidar e tratar da saúde das pessoas, promovendo uma melhor qualidade de vida˝, expressa o novo propósito do produto, coerente com a essência da Companhia e com o sonho de integração de clientes e negócios que move a nova temporada.

Para Zorzo, isso tudo só será possível se o cliente estiver realmente próximo. ˝A ideia é acompanhar passo a passo sua jornada para estimular que ele procure a Porto antes de procurar o hospital. Dessa forma, ele não se perde na rede de prestadores e fica mais fácil encontrar o melhor profissional para tratar seu problema˝.

A digitalização é a grande aliada para promover a aproximação entre produto e clientes, mas o Saúde vai além. ˝Estamos promovendo uma verdadeira transformação digital. O uso maciço de inteligência analítica será decisivo. E inteligência artificial também, pois a adesão às práticas de cuidado com a saúde depende do engajamento das pessoas˝, conclui Zorzo.

Novos produtos Porto Seguro Saúde

Confira algumas novidades lançadas ou em andamento pelo Porto Seguro Saúde:

  • Produto de atenção primária que tem o médico de família como conceito. ˝O beneficiário terá um médico de família que conhecerá seu histórico e fará um acompanhamento individualizado˝, explica Zorzo.
  • Plataforma que reunirá blogs de médicos conveniados com a Porto para falar sobre doenças sazonais, terapias, atividade física e outras abordagens para a promoção da saúde.
  • Odonto: ˝Queremos simplificar a adesão ao plano de odonto. Afinal, a proporção de contratação entre os colaboradores ainda é baixa, e muitas doenças se desenvolvem pela falta de cuidados com os dentes˝.
  • Integração do Saúde ao Ocupacional (realização de exames admissionais, exames periódicos e ambulatório). ˝Quando a empresa contrata os dois produtos, a Porto tem acesso à saúde do colaborador integralmente. Esse mapeamento leva a uma melhor administração do plano de saúde˝.
  • Porto Cuida – um produto voltado ao atendimento de pessoas físicas que não têm plano de saúde privado. ˝É um plano de acesso a consultas e exames por assinatura˝, coloca Zorzo. (mais sobre o Porto Cuida).

Assista aqui ao vídeo produzido para a comemoração dos 75 anos da Porto Seguro.

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